Com abordagem lúdica, Detran leva orientações sobre trânsito seguro a estudantes

A equipe Transitarte, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), apresentou o espetáculo “Os Sabitrânsito”, na Escola Portal do Saber, no bairro Cohajap, para alunos do Ensino Fundamental, nesta terça-feira (19). A performance educativa tem como principal objetivo orientar estudantes sobre a importância de um trânsito mais seguro.

A ação faz parte do Projeto Detran vai à Escola, e contou, também, com a participação dos mascotes, Zé Plaquinha e Maria Sinaleira, que de forma lúdica apresentaram para os alunos quais são os cuidados que pedestres, passageiros ou condutores devem ter no trânsito.

Para Karen Barbosa, de 7 anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, as lições sobre os equipamentos de segurança foram muito interessantes. “Sempre falo com o meu pai que ele não pode usar o celular no trânsito e que devemos colocar o cinto de segurança”, disse.

Segundo a coordenadora do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental, Cindy Mendes, o tema trânsito é um assunto necessário para discussão nas escolas. “As crianças contribuem nas atitudes comportamentais dos pais, principalmente, por meio do diálogo. Nossa intenção é orientar os alunos para que se tornem passageiros, pedestres e condutores conscientes dos seus direitos e deveres na malha viária”, declarou.

O educador do Detran-MA, Júlio Fernandez, ressaltou a importância da educação no trânsito nas escolas. “Trabalhar a temática, de forma lúdica, é essencial para que as crianças aprendam sobre o respeito às leis de trânsito. Eles serão os multiplicadores destas informações e futuros promotores da paz na malha viária”, afirmou.

O espetáculo “Os Sabitrânsito – Os animais mais inteligentes do trânsito” foi inspirado no musical “Os Saltimbancos”, e é uma performance criada pelo Transitarte, o grupo de artes cênicas do Detran-MA, composto por uma equipe de servidores.

O enredo conta a estória de quatros animais, que se consideram os mais inteligentes do universo, mas, que descobrem que, ainda, não entendem as regras de trânsito. Para aprender sobre o assunto, os personagens recorrem à ajuda das crianças e, de forma lúdica, falam sobre os cuidados que se deve ter no trânsito.

Deixe uma resposta