Gestão organizacional da Atenção Primária à Saúde (APS) em São Luís foi o tema do curso ministrado pela enfermeira Alinne Costa, na sede do Coren-MA, nesta terça-feira, dia 20/06. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho, enfermeiro José Carlos Júnior.
Profissionais e estudantes de enfermagem participaram do momento. A atenção primária é a porta de entrada do SUS e é importante entender como ela funciona na vida real. “Oportunidades como essa apresentam a parte prática da enfermagem”, assinalou o presidente do Coren/MA, José Carlos Júnior.
Foram apresentados também os indicadores de saúde, que demonstram a assistência à saúde em São Luís. Das capitais do Nordeste, São Luís subiu para o 4º quarto lugar no indicador de atenção primária. A capital maranhense aumentou de 110 para 170 equipes, subindo de 34% para 54,63% de cobertura na Estratégia Saúde da Família (ESF).
O curso foi uma promoção da Comissão de Educação Permanente do Coren-MA, representados pelos enfermeiros Marconi Vilharyns e Natalie Neves e te. Jil com J.