Deputado Ciro Neto pede aumento os locais de vacinação para evitar aglomeração de pessoas

Durante a manhã de hoje (17), na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, aconteceu uma reunião extraordinária convocada pelo Presidente da Comissão de Saúde o farmacêutico e deputado estadual Ciro Neto (PP/MA).

Durante a reunião, deputados, representantes da INFRAERO, EMAP, COSEMS e o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, conversaram sobre medidas de combate e prevenção coronavírus (COVID-19).

Entre as medidas instaladas em São Luís, está a criação do primeiro Centro de Testagem para COVID-19 do país, na Policlínica Diamante, porém foi levantada a possibilidade de contaminação com pacientes da Policlínica, para esta situação o secretário afirma “Não tem cruzamento, o paciente que vai para a Policlínica, ele não cruza com o paciente que vai para esse outro atendimento”.

Ainda sobre as pessoas que irão fazer o teste para o COVID-19, Carlos Lula explica que, “O paciente que chega sabendo que ele vai pro centro de testagem, ele já recebe a máscara, já se dirige ao centro de testagem, e já fica em isolamento em relação ao restante da unidade”.

Carlos Lula afirma que medidas farmacológicas e não farmacológicas já foram tomadas. De um ponto de vista hospitalar, o secretário de saúde afirma “Amanhã já teremos 20 leitos prontos de UTI, leitos extras, no Hospital Carlos Macieira, que são leitos de isolamento, voltados exclusivamente para o COVID-19”.

Carlos Lula ainda afirma que “Só aqui em São Luís nós podemos ter de entre 120/130 leitos voltados para o enfrentamento dessa doença”.

Interior do estado
Ao falar sobre as cidades do interior do estado, Carlos Lula afirmou “Ontem anunciamos a contratação de 10 leitos de isolamento, na rede privada, na cidade de Imperatriz, e nós vamos correr para inaugurar os 20 leitos de UTI da cidade de Timon”, o secretário ainda afirmou que existem leitos de isolamento em todos os hospitais regionais do estado, “Portanto temos condições de receber pacientes do covid-19 em qualquer região do estado”, pontua o secretário.

Campanha de vacinação contra a gripe
Entre as principais preocupações do presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Ciro Neto (PP/MA), está no início da campanha de vacinação da gripe e do H1N1 na próxima segunda-feira (23), que poderá gerar aglomeração de pessoas nos locais de imunização. “Nós já temos cinco mortes confirmadas pelo H1N1 no Maranhão, e a preocupação da comissão é que a busca pela vacina irá gerar aglomerações de pessoas, o que pode possibilitar uma disseminação maior do vírus, tanto o H1N1 quanto o COVID-19”, como medida para evitar a disseminação dos vírus durante a busca pela proteção, o deputado Ciro, pediu que fossem disponibilizado mais pontos de vacinação para diminuir a concentração de pessoas.

Estiveram presentes também durante a reunião os deputados estaduais, Dr. Yglésio, Dra Helena Duailibe, Ariston Sousa, Carlinhos Florêncio, Adelmo Soares, Rafael Leitoa, Wellington do Curso e Zito Rolim.

Deixe uma resposta