Eliziane apresenta projeto de lei para evitar uso indiscriminado de agrotóxicos

Foram dezenas de aumentos no número de agrotóxicos pelo Governo Federal em 2019. Para evitar o uso indiscriminado destes elementos no alimento do brasileiro, a senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) apresentou Projeto de Lei no Plenário.

O projeto visa garantir o controle e fiscalização dos agrotóxicos, com revisões periódicas dos registros desses produtos, além de adequá-los à legislação.

“As dezenas de autorizações do uso de agrotóxicos está na contramão do que é recomendado pelos principais organismos internacionais”, destacou a líder do Cidadania no Senado.

De acordo com o Ministério da Agricultura, no ano passado menos de 11% do montante pertenciam à categoria dos Produtos Formulados de Baixa Toxicidade. Em 2019, dos 300 novos produtos registrados até setembro, somente cerca de 4% pertenciam a essa categoria.

O projeto não somente se preocupa com a saúde do brasileiro que consumirá o alimento manipulado com o agrotóxico, mas com todo o meio ambiente.

“Cientificamente sabemos que o potencial destrutivo desse uso indiscriminado tem impacto imenso no meio ambiente, degradando o solo, os lençóis freáticos, entre outros”, finalizou a senadora.

Deixe uma resposta