Eliziane apresenta requerimento para debate com Zelensky

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou nesta 5ª feira (17.mar.2022) um requerimento para um debate no Senado com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

“A participação do líder Volodymyr Zelensky em uma sessão do Senado Federal, tal como já ocorreu em outros países democráticos como Estados Unidos e Alemanha, seria um gesto do nosso Senado Federal, a favor da paz e também de homenagem aos ucranianos que contribuem com o seu trabalho e cultura ao progresso do Brasil”, disse a senadora no requerimento apresentado ao Senado.

Desde o início da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro, Zelensky discursou por videoconferência ao Parlamento Europeu, à Câmara dos Comuns britânica, ao Congresso dos EUA, ao parlamento alemão e ao canadense.

Nos discursos, Zelensky buscou apoio e pediu ações concretas dos países em auxílio à Ucrânia. À União Europeia, o presidente pediu que o bloco “prove” que está do seu lado. No Reino Unido, cobrou o endurecimento das sanções. Aos EUA, pediu o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia e mais sanções. Na Alemanha, criticou o que seria a “priorização da economia” em vez da Ucrânia.

O Brasil condenou a Rússia pelo ataque à Ucrânia, mas as posições do governo são ambíguas. O ministro Carlos França (Relações Exteriores) disse em 8 de março que o Brasil não irá “apontar o dedo” para nenhum dos lados e que tem uma “posição de equilíbrio”.

O presidente Jair Bolsonaro também defende a neutralidade em relação ao conflito. Em 24 de fevereiro, durante uma live, o presidente desautorizou e criticou fala do vice-presidente Hamilton Mourão, que condenou a invasão feita pela Rússia. (Poder 360)

1 pensou em “Eliziane apresenta requerimento para debate com Zelensky

Deixe uma resposta