Festival Internacional de Violão será realizado em São Luís com shows e masterclass

A primeira edição do Festival Internacional de Violão de São Luís (FIVIS) acontece de 24 a 26 de outubro. O evento é aberto ao público e reunirá violonistas considerados referência no Brasil e no mundo.

Os shows serão realizados no Convento das Mercês, nos dias 24, 25 e 26, e as atividades de masterclass serão na Escola de Música do Maranhão ‘Lilah Lisboa’ (Emem), de 22 a 42 de outubro.

As inscrições para as atividades de masterclass são gratuitas e podem ser feitas até nesta sexta-feira (18), na Escola de Música e no Convento das Mercês (no horário de expediente) e, até o dia 20, pela internet, no link https://bit.ly/2pfUYFX

As aulas serão ministradas pelos violonistas Turíbio Santos (RJ), dia 22, das 9h às 12h;  Rogério Caetano (RJ) e Gian Correa (SP), dia 23, das 9h às 12h e das 14h às 18h; e Alessandro Penezzi (SP), dia 24, das 15h às 18h. Podem se inscrever violonistas e estudantes de violão.  O FIVIS tem apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/ Secma, com patrocínio do Mateus. Tem ainda apoio da Prefeitura de São Luís, Restaurante Malagueta e Clube do Choro. A realização das atividades de masterclass conta com a parceria da EMEM.

Os shows contarão com alguns dos maiores violonistas do Brasil: Turíbio Santos, Rogério Caetano, Gian Correa e Alessandro Penezzi. Do Maranhão, integram a programação do festival os violonistas João Pedro Borges, Tiago Fernandes, Mano Lopes, Endro Fádell e Luiz Júnior. Haverá concertos também com as Orquestras de Violões de Teresina (PI) e da UEMA-EMEM (Universidade Estadual e Escola de Música).

EMEM

A Escola de Música do Maranhão fica na Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico).

Funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia e Percepção Musical, entre outros. A seleção para o ingresso de novos alunos é realizada anualmente.

Deixe uma resposta