O governo autorizou o envio de recursos federais para a cidade de Conceição do Lago-Açu, no Maranhão, uma das 30 em situação de emergência no estado por causa das chuvas e enchentes que têm ocorrido desde abril. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou, de acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (10), a verba para ser usada em ações da Defesa Civil.
Até o momento, o Maranhão registrou 1.031 famílias desabrigadas, 2.909, desalojadas e uma morte. O prazo de execução das ações será de 180 dias.
De acordo com o governo do estado, os moradores afetados pelas chuvas estão sendo auxiliados pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. O governo federal vai repassar R$ 581.810,00 ao órgão.
No mês passado, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade de Santa Inês, a cerca de 122 km de Conceição de Lago-Açu. Por causa do grande volume de chuvas que atinge a região, comunidades ficaram isoladas com a elevação do nível de rios, além de alagamentos, enchentes e destruição de estradas.
CIDADES DO MARANHÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Sóter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal
Jenipapo dos Vieiras
Cachoeira Grande
Buriticupu
Arari
Satubinha
Anapurus
Grajaú
Barreirinhas
Colinas
Matões do Norte
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Tufilândia
Barra do Corda