• Josivaldo JP entre os deputados que mais faltaram em 2023

    Marcar presença no trabalho não necessariamente significa que a atividade foi bem feita — mas é um indicativo dos mais básicos de comprometimento e responsabilidade. Perder dias de serviço, por outro lado, pode ser sinônimo de “moleza” quando ocorre de forma recorrente. Especialmente se tratando de representantes eleitos pelo voto popular.

    Dados compilados pelo jornal O GLOBO no site da Câmara dos Deputados mostram, entre outros indicadores da atividade parlamentar, a frequência de cada um dos 513 deputados federais em 2023.

    Entre os mais faltosos, está o deputado federal maranhense Josivaldo JP, com 11 ausências.

    Na Câmara, há diferença entre as ausências justificadas e não justificadas. Um deputado pode ser abonado de uma falta para realizar atividades políticas importantes em seu estado de origem ou representar a Câmara em viagens internacionais, por exemplo, desde que comprove essas agendas. Se a “gazeta” não for fundamentada, ele tem o salário descontado no valor equivalente ao número de dias em que não apareceu para trabalhar. Hoje, tal hipótese é rara, visto que os parlamentares podem acompanhar as sessões na Câmara remotamente e marcar presença pelo celular. Ainda assim, há os que deixam de bater ponto.

    Ao todo, houve 115 sessões legislativas em 2023, e muitos deputados compareceram a todas elas, como registra o gráfico acima. Já a aba que aponta os mais ausentes considera somente as faltas não justificadas, quando a excelência não dá as caras e nem explica por quê, como é o caso do deputado Josivaldo JP.

    Nota da assessoria

    Em relação ao texto publicado sobre as ausências do deputado Josivaldo JP, é importante destacar que 10 das 11 faltas foram registradas no primeiro semestre de 2023, quando, em março, a companhia aérea Latam cancelou os voos diretos de Imperatriz à Brasília-DF. Com a alteração da rotina de viagens, o parlamentar precisou adequar os voos, que passaram a ter maior duração devido às escalas, com as agendas já definidas, de modo a manter o compromisso firmado com a população e autoridades do Estado. Desta maneira, o deputado JP deixou de registrar a presença em algumas sessões.

    Cabe ainda destacar que o parlamentar recebeu diversas mensagens da população que realiza o mesmo trajeto criticando a situação. JP questionou a Latam sobre o motivo dos cancelamentos dos voos diretos, se eram definitivos e quais alternativas foram ofertadas. Os voos diretos só voltaram a ser realizados em meados de julho. Desde então, o parlamentar só viaja nesta opção.

    Também é importante ressaltar que o deputado JP faz sempre questão de cumprir os compromissos firmados em benefício da população do Maranhão. Exemplo da responsabilidade do deputado JP está na própria matéria originalmente divulgada pelo O Globo, onde o parlamentar apresentou 120 propostas de autoria própria. Todas elas, tendo ouvido as reivindicações da população de todo o Estado.

    Deixe uma resposta