Nota Oficial da Mineração Aurizona sobre transbordamento na Lagoa do Pirocáua em Godofredo Viana

A Mineração Aurizona (MASA), empresa pertencente à Equinox Gold, informa que, desde o início da ocorrência do transbordamento na Lagoa do Pirocáua, devido às chuvas intensas na região do município de Godofredo Viana (MA), vem tomando todas as providências para solução do problema e prestando assistência à comunidade de Aurizona, cujo sistema de fornecimento de água já foi reestabelecido.

No entanto, desde a madrugada da última quinta-feira (27/05), encontra-se instalado bloqueio de manifestantes impedindo o acesso operacional à empresa, bem como a chegada de insumos, incluindo a realização da assistência prestada atualmente à comunidade de Aurizona no fornecimento de água. Apesar dos esforços da MASA, o grupo de manifestantes avançou em suas atividades bloqueando, no início da madrugada desta sexta-feira (28/05), todo e qualquer acesso à empresa, inclusive privando o acesso à Estação de Tratamento de Água da comunidade e o transporte de alimentação para os trabalhadores em exercício de suas funções por ocasião da conclusão de seus turnos de trabalho.

A Mineração Aurizona, desde o início dos protestos, mantém contato com as autoridades, não apenas para cuidar de eventuais comprometimentos operacionais, mas também para garantir a segurança e bem-estar de todos, colaboradores e comunidade.

No momento, encontram-se paralisadas, inclusive, as atividades que asseguram a segurança das estruturas operacionais da empresa (mina, planta industrial e barragem de rejeitos), que passam por monitoramento e manutenções diárias. O próprio serviço de fornecimento de água e as manutenções em curso para melhoria do sistema de tratamento de água da comunidade de Aurizona encontram-se igualmente prejudicados.

A MASA reforça que os esforços para a oferta adequada de água, conforme parece ser a reivindicação dos manifestantes, estão em curso e discutidos amplamente por meio do grupo liderado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, cuja reunião mais recente ocorreu em 25 de maio. A Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade é um equipamento público, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana, e está recebendo todo o apoio da MASA para sua manutenção e melhoria, bem como em paralelo é conduzida a construção da nova ETA para assegurar maior oferta de água tratada.

Deixe uma resposta