• Notas Rápidas

    Adriano Sarney e a federação com Flávio

    Em entrevista nesta segunda-feira(14), o deputado Adriano Sarney(PV) reiterou seu apoio à pré-candidatura de Carlos Brandão ao governo. “Eu, o Adriano, após conversas com o vice-governador Carlos Brandão que é uma pessoa pró desenvolvimento do Maranhão, pró empresariado, que tem a ver com as minhas bandeiras, não é um comunista nato. Então, o Carlos Brandão é uma pessoa que eu gosto das ideias, gostei do projeto que ele tem para o Maranhão e apoiei e vou apoiar. Então, no dia 31 desse mês quando ele assumir o Governo do Maranhão, o Partido Verde vai fazer parte, quer dizer, do governo, ou seja, vai apoiar, isso não quer dizer fazer do governo, não é que vai ter secretário. Não vai. Nós não negociamos absolutamente nada, nós não vamos ter secretaria, não vamos ter nada. Nós vamos dar o apoio para ele na Assembleia Legislativa e é só isso”, disse à TV Mirante.

    Incoerência

    O partido de Adriano, o PV, deve formar federação com o PT e o PCdoB. Na entrevista, o neto de Sarney afirmou que não apoia a candidatura do governador Flávio Dino ao Senado. Entretanto, levando em consideração que o candidato de Dino ao governo é o seu vice, Carlos Brandão, e que este representa a continuidade da sua gestão, é contraditório Adriano Sarney querer diferenciar Brandão de Flávio Dino.

    Juntos e misturados

    Além disso, importante ressaltar que não há como a federação PT/PCdoB/PV apoiar Brandão e deixar de apoiar Flávio Dino. O que Adriano Sarney pode fazer é tomar a mesma posição da tia, Roseana Sarney. Ela já avisou que não vai apoiar ninguém para o governo e o senado, apesar de o seu partido, o MDB, já estar praticamente fechado com Flávio Dino e Carlos Brandão.

    Weverton reúne grupo

    O senador Weverton Rocha reuniu-se, nesta segunda-feira, com integrantes do seu grupo político e definiu as próximas etapas da sua pré-campanha ao governo. “Na sexta-feira, às 19h, realizaremos um grande momento na sede do PDT. Já no sábado, estaremos em Tuntum, onde iremos nos encontrar com lideranças desta região. E no domingo estaremos no Sertão Maranhense, no município de Fortuna, também conversando com todas as lideranças desta região. E na segunda-feira, aniversário da nossa querida Balsas, 104 anos, estaremos todos lá com nosso prefeito Erick reafirmando nossa parceria com o Sul do Maranhão. Estamos firmes e vamos seguir lutando a favor de um Maranhão mais feliz”, anunciou.

    Presenças e ausências

    Estiveram presentes na reunião o presidente da Famem; Erlanio Xavier; a senadora Eliziane Gama (Cidadania); os deputados Glalbert Cutrim (PDT), Neto Evangelista (União Brasil) e Marcio Honaiser (PDT); os deputados federais Juscelino Filho (União Brasil) e Cleber Verde (Republicanos); o ex-vereador Honorato Fernandes (PT); o ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB). O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PC do B), não esteve presente, cumpria agenda na cidade de Santa Helena. André Fufuca e Pedro Lucas, como já esperado, também não compareceram.

    Otimismo

    Os secretários de estado Márcio Jerry (Cidades) e Ricardo Cappelli (Comunicação) acreditam na vitória de Carlos Brandão no primeiro turno na eleição para governador em outubro próximo, após resultado da pesquisa divulgada pelo JP no domingo. “A liderança do vice-governador Carlos Brandão nas pesquisas de intenções de votos, como tenho afirmado e reafirmado, seguirá curso ascendente seguro e sustentável. Não demorará para abrir a tela de “vitória em primeiro turno”, disse Jerry.

    Dino favorito

    O otimismo de Márcio Jerry também se mantém também em relação à eleição do governador Flávio Dino ao Senado. “Governador Flávio Dino venceu 2  eleições para o governo em 1o  turno, liderou a eleição de 3 senadores, manteve sempre ao longo de 7 anos elevados patamares de aprovação e chega ao final do governo aprovado por 60% ou mais  dos maranhenses e liderando disparado a disputa para o senado”, comentou.

    Osmar Filho retoma agenda de visitas

    No intuito de consolidar sua pré-candidatura a uma vaga no Legislativo Estadual, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), retomou, neste sábado (12), sua agenda de viagens pelo interior do estado após o feriado do Carnaval. Osmar agradeceu a acolhida e garantiu que, pelos anos de experiência no Legislativo Municipal da capital maranhense, se sente preparado para atuar na Assembleia Legislativa em favor da população do Maranhão. “Estou percorrendo o estado para conhecer a vocação de cada município, de cada região do Maranhão, para que possa saber com propriedade as necessidades de cada localidade e, assim, dar a minha contribuição”, observou.

    Candidatura única

    MDB, PSDB e União Brasil decidiram que vão lançar candidatura única à presidência da República no dia 1º de junho. Os presidentes dos três partidos estiveram reunidos neste domingo (13) à noite, em São Paulo e decidiram firmar aliança específica para as eleições deste ano no lugar de uma federação, que duraria quatro anos. O acordo se estende ao Cidadania, já que o partido será federado com o PSDB.

    Cotados

    As opções, entre os nomes já conhecidos, vão ser apresentadas no início de abril. É quando terá início oficialmente a disputa entre os pré-candidatos. Até a decisão final, caberá aos três nomes viajar pelo país, explicar suas propostas, buscar apoios. O pré-candidato do PSDB é o governador de São Paulo, João Dória, a pré-candidata pelo MDB é a senadora Simone Tebet. Já o União Brasil ainda não se decidiu, entre os cotados para representar a legenda estão o presidente do partido, Luciano Bivar, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

    Deixe uma resposta