• Notinhas Rápidas

    “Desenterramos uma cabeça de burro”

    Em conversa com jornalistas, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, disse que as obras de construção do Fórum de Imperatriz já estão 40% concluídas com prazo de entrega para 2025.

    “Os recursos já estão empenhados. Então, não há risco de descontinuidade. Gostaria de ter entregue nesta gestão, mas era uma obra muito grande”, afirmou.

    As obras da nova sede do Fórum da Comarca de Imperatriz foram retomadas. Setenta e cinco milhões de reais gastos em uma obra parada desde 2016  – R$ 59 milhões dos quais eram superfaturamento, de acordo com auditoria do TCE-MA.

    “Desenterramos uma cabeça de burro. Era uma obra que nos constrangia”, disse Velten.

    Histórico

    O Tribunal de Justiça decidiu abrir concorrência para fazer um novo prédio do fórum em Imperatriz. O terreno foi doação de um empresário. O novo prédio estava orçado em R$ 147 milhões. Cinco blocos, a serem erguidos em dois anos. Uma construtora venceu a licitação, e a obra começou em junho de 2013. Aí foram aparecendo problemas, que o próprio Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado viriam a detectar e relatar mais para frente.

    Sobrepreço

    O Tribunal de Justiça chegou a interromper o contrato da obra mais de uma vez. Até que em 2016 parou tudo, por falta de recursos. Em 2018, o Tribunal de Contas do Maranhão fez uma auditoria, na qual foram evidenciados mais fatos graves. Entre os indícios de irregularidades, o TCE achou: “sobrepreço na ordem de 59,586 milhões”. Em setembro de 2022, o TJMA fez a retomada parcial das obras do Fórum de Imperatriz, dois dias depois de uma visita do presidente do Tribunal e do ministro Vieira de Mello Filho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E agora o prazo final para entrega do novo Fórum de Imperatriz é no próximo ano.

    Fala de Michelle em São Luís

    Durante o evento do PL Mulher ocorrido na manhã deste sábado em São Luís, a ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro passou parte do seu discurso criticando o governo Lula. Repetindo o que já disse em outras oportunidades, falou sobre os móveis do Palácio da Alvorada e que ela e o ex-presidente Bolsonaro não tiveram nada com o desaparecimento. “Por um ano assassinaram a nossa reputação”, disse. Michelle também reclamou de que fizeram chacota de sua fé no caso da operação da Polícia Federal no caso das joias. A ação foi batizada com o nome de um versículo da Bíblia – Lucas 12:12 -, que diz que “não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido “. Veja a íntegra da fala no vídeo acima.

    Viagens

    Michelle Bolsonaro cobrou o cumprimento das promessas e disse que há um retrocesso das pautas sociais no governo petista.  “O Maranhão é um povo liberto. Chega dessa política mentirosa, nós temos um representante que é o pai da mentira, sim, porque tudo que falou em campanha não cumpriu nada e ainda tira do pobre para poder viver suas viagens. São capitalistas travestidos de socialistas para poder custear seus luxos e viagens, não precisa esbanjar com dinheiro público do contribuinte. Por outro lado, nós não temos projeto de poder, temos projeto de prosperidade para o povo”, disse a ex-primeira-dama.

    Bolsonaro por telão

    O ex-presidente Bolsonaro participou do evento do PL Mulher em São Luís por meio de um telão. Do Rio de Janeiro, onde participa de um ato em Copacabana neste domingo, Bolsonaro agradeceu a presença de todos e disse que as mulheres cada vez mais querem entrar na política não por cota, mas para contribuir com as suas cidades e estados. Veja o discurso completo clicando AQUI

    Cacique Camarão

    Repercutiu nas redes sociais o batizado do vice-governador Felipe Camarão na Aldeia Escalvado, em Fernando Falcão. “Meu nome é Felipe Awgãnã, “aquele que resiste, suporta a dor, guerreiro”. Um dos momentos mais emocionantes e marcantes da minha vida. Minha eterna gratidão, respeito e compromisso de lutar e trabalhar pela garantia dos direitos dos povos indígenas”, disse Camarão. Veja no vídeo acima.

     

    Educação

    A convite do vereador Raimundo Penha (PDT), a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SEMED), Caroline Salgado, vai participar, na próxima terça-feira (23), às 9h, de uma reunião na Câmara Municipal de São Luís. O objetivo do encontro, segundo o pedetista, é para que a gestora da pasta preste esclarecimentos sobre a gestão da educação. “O meu objetivo não é constranger ninguém”, diz o vereador.

    2 respostas

    1. Essa do Felipe Camarão se paramentar de indígena é falta do que fazer, prestigiando esses silvícolas, plantadores de maconha, uma grande viadagem.

    Deixe uma resposta