Notinhas do Dr.Pêta

PETINHADAS –

*** Os bastidores da sucessão estadual continuam ‘fervilhando’, com articulações pra ‘todo gosto’!!! Neste domingo, 6, o Jornal Pequeno publica entrevista exclusiva com o pré-candidato a governador Lahésio Bonfim!!! Um dos temas abordados pelo jornalista Manoel Santos Neto, que conduziu a entrevista, foram as recentes declarações do prefeito de São Pedro dos Crentes a respeito de uma tese que ele defende, de junção das forças de oposição para enfrentar o candidato do grupo governista!!! “Não vai ser tarefa fácil unir as oposições no Maranhão porque existe uma guerra de egos”, disparou Bonfim!!! Conforme o Colunaço de domingo passado, Lahésio vinha falando em junção das oposições para enfrentar o candidato do Palácio dos Leões, no caso, o vice-governador Carlos Brandão, que, no dia 31 deste mês, substitui no comando do estado o governador Flávio Dino!!! De todos os egos, o entrevistado disse que o dele é o menor!!! E exemplifica: “Como um ex-prefeito da maior cidade do estado (Edivaldo Holanda Júnior) aceitará se unir ao prefeito da menor (Lahésio)? Como um deputado federal (Josimar Maranhãozinho) desistir em prol de um prefeito, quando ele tem 50 outros prefeitos o apoiando? Como um senador da república apoiar a candidatura de um prefeito de uma cidade pequena”???!!! É…, pelo visto, essa tese é complicada!!!

*** Bom, não é só Lahésio que já admite (como se desprende nas entrelinhas de sua entrevista) que Brandão estará no segundo turno das eleições de outubro!!! O vice-governador vem crescendo nas pesquisas e assume o governo do estado no fim deste mês, o que dará a ele muito mais musculatura e praticamente o consolida como um dos nomes que disputará o Palácio dos Leões na segunda fase do pleito!!! A quase constatação remete a uma pergunta que não vai querer calar daqui por diante: quem será o adversário de Carlos Brandão???!!! Especialistas em pesquisas eleitorais avaliaram o cenário para Dr. Pêta!!! Carlos Brandão deve chegar a aproximadamente 40% dos votos válidos, o que deixaria, ‘aí’, cerca de 60% desses votos para serem disputados entre Weverton, Roberto, Edivaldo Holanda e Josimar Maranhãozinho, que, no entanto, dificilmente será candidato!!! Sendo assim, com o jogo embolado, o adversário de Brandão pode sair com 20, 25% dos votos válidos!!!

***…. O senador Roberto Rocha e o prefeito Lahésio Bonfim dependem de alianças para aglutinar votos!!! Têm a seu favor a aglutinação de forças da direita, especialmente do presidente Jair Bolsonaro, que não esconde de ninguém o desejo de derrotar Flávio Dino!!! Edivaldo é uma incógnita; precisa de musculatura política e estrutura de campanha para chegar a, no mínimo 22% dos votos válidos, e ter condições de brigar pela segunda vaga!!!

*** Como se pode ver, o vice Brandão segue em céu de brigadeiro!!! Vem numa crescente nas pesquisas, vai assumir o governo do estado e tem ainda um fator que pode ser bastante favorável, caso o vice da sua chapa seja o secretário da Educação, Felipe Camarão!!! Leve, atuante, com um trabalho excelente à frente da Seduc e conhecido no Maranhão quase todo, devido às inaugurações de escolas dignas, Felipe Camarão é ainda muito bem visto e aceito entre o público jovem…, “quase um pop star”, como costumam brincar, nas rodas governistas e fora delas, amigos e simpatizantes do secretário, que, por hora, é pré-candidato a deputado federal!!! O cenário é tão favorável, que o ‘Palácio dos Leões’ não tem dúvidas: “Fazendo tudo certo do lado daqui, a gente vence”, apostou um palaciano muito próximo do governador!!! Para ele, só não pode errar com o principal: a relação com a população!!!

*** Nesse ponto, Brandão vem avançando bem, e é aí que reside o alerta do palaciano: não pode errar nessa relação com o povo!!! Se não cometer erros, como possui um ótimo relacionamento político, dificilmente Carlos Brandão deixará de se eleger governador do Maranhão no dia 2 de outubro!!! Para Dr. Pêta, Brandão preenche uma eventual falha política de Dino, que, por outro lado, já possui uma relação com a população melhor que seu vice!!! Mas há quem discorde…, como o próprio palaciano próximo do governador!!! “Acho que sempre houve uma avaliação extremamente errada da relação de Flávio Dino com a ‘classe política’!!! Ela se baseia em mitos e futricas, não em fatos. Basta viajar com ele para ver e entender”, disse o palaciano, observando que “dois ou três políticos ou ex-políticos” é que teriam essa ‘análise’!!! Chamado a atenção por Dr. Pêta para o fato de que é isso (relação não muito boa do governador com a classe política) que se ouve “do lado de fora”, o palaciano afirmou: “Ouve dos de sempre, meia dúzia. Paradoxalmente, os que não têm relação com a ‘classe política’. Só para ter uma ideia, dos 217 prefeitos, Flávio Dino tem o apoio de, no mínimo, 180”!!! O auxiliar próximo do governador acrescentou que Dino fez um “governo de concórdia, enfrentando “as maiores adversidades, todas as possíveis”!!! E concluiu: “No final, são normais algumas dissidências. Veja que mudou o eixo da política do Maranhão…, totalmente. Mas isso aí é assunto para uma outra conversa”!!!

*** Rapaz, e olha onde meu chefe foi ‘parar’, no domingo de carnaval, um dia antes de ‘se mandar’ para Barreirinhas, a fim de passar a segunda e a terça de carnaval com o compadre ‘ex-deputado-presidente’!!! Pois é…, convidado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais, Antônio Norberto, meu chefe foi ‘bater’ no Clube PRF-Araçagy, pertencente ao sindicato, onde o ‘Bloco das Frangas’ comemorava 10 anos de fundação!!! Criado em 17 de fevereiro de 2012, em um box de frango, no Parque Vitória, pertencente ao irmão Marquinhos, o ‘Bloco das Frangas’ até hoje é dirigido por sua fundadora Rita Câmara, que atualmente conseguiu reunir muitos componentes que fazem a festa com muito brilho, glamour, charme e alegria no carnaval!!! “Os amigos que nos prestigiam são os nossos especiais foliões”, disse Rita Câmara ao meu chefe, depois de acompanhá-lo no palco, juntamente com Antônio Norberto, cantando a música ‘Alvejante’!!! O animado bloco tem apoio dos vereadores Marcial Lima, Moisés Gama; do presidente da ‘casa’, Antônio Norberto; e outros amigos de Rita!!! De parabéns o “Bloco das Frangas”!!!

*** Das redes sociais: “Antes de dizer que a pessoa ‘olhou feio’ pra você, pense se ela já não é feia, e apenas olhou”!!!

MISTÉRIO

*** Quem é o pré-candidato a governador que vai desistir de disputar o Palácio dos Leões para apoiar Carlos Brandão???!!!

*** Quem é o ex-deputado, ‘financiador’ de campanha para um prefeito da ‘Grande Ilha’ nas eleições de 2020, que não quer ver o ‘dito-cujo’ nem ‘pintado de ouro’???!!! Por que alguém faria isso depois de ajudar um ‘cabra’ a se eleger???!!! ‘Rapá’, ‘nego’ sabe de coisa nesse ‘Poder Rangedor’!!!

*** Afinal, Roberto Rocha vai enfrentar Flávio Dino e disputar a reeleição de senador, vai encarar a briga com Brandão pelo governo do estado ou, em último caso, vai brigar por uma cadeira na Câmara Federal com Roseana???!!!

*** Quem é o ex-presidente da Emap que tá ‘doidinho’ pra Weverton virar governador para ele voltar ‘pro’ comando do Porto???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…

*** Falar em Roseana, pra quem será que a ex-governadora ‘tuitou’ essa: “Não se faz política sem diálogo e respeito. Fake news, agressões e desrespeito são comportamentos típicos de maus políticos, aproveitadores e aventureiros”???!!!

*** Se Lahésio Bonfim, entrevistado deste domingo do JP, não abre mão de ser candidato a governador, como é que ele quer juntar as forças de oposição no Maranhão???!!!

*** Quem é o coordenador de clínica médica de hospital do município, onde mal ‘pisa’; que dirige um serviço de atendimento móvel e ainda dá plantões em outros lugares???!!! Esse é ‘mágico’!!!

*** Qual é a unidade mista da ‘Grande Ilha’ que não tem nem sabão para lavar as louças da cozinha???!!!

*** Qual ‘professor-assessor-parlamentar-alado’ foi homenageado, nesse sábado, 5, com um café da manhã no Ibis, cercado de ‘autoridades’, como parte da programação do seu festejo (Gaffa-70), que começou há 15 dias e a tendência é perdurar por mais uns 15???!!!

*** Quem foi o jornalista que viajou para passar o carnaval em Barreirinhas com seu compadre ‘ex-deputado-presidente’ e acabou ‘baleado’ na barriga depois de ‘traçar’ uns 15 drinks de gin preparados com xarope e umas sementes “miserentas” pela filha participante do ‘balacobaco’???!!! Pense num ‘cabra’ ‘fora de combate’ no último dia de folia!!!

*** Quem foi a funcionária leonina que teve um pequeno acidente doméstico ao ajudar uma filha na arrumação da casa nova e escondeu a ‘roxura’ das demais rebentas; logicamente, para não preocupar as outras ‘bebês’???!!!

Deixe uma resposta