• Notinhas e mistérios da semana

    PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

    *** Bom, e como a política não poderia ficar de fora, vamos a ela!!! Este domingo, Dr. Pêta ia falar de uma ideia do meu chefe que poderia dar um fim a essa ‘guerra’ entre ‘dinistas’ e ‘brandonistas’!!! Se ela chegar realmente ao extremo de um rompimento definitivo, talvez seja interessante fazer uma reflexão sobre a proposta!!! No entanto, uma ponderação sensata levou Dr. Pêta a adiar a exposição da ideia para depois do encontro que o governador Carlos Brandão terá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva!!! Mas, para que o leitor tenha uma ideia, o Colunaço antecipa algumas ‘pinceladas’ do que seria seu principal comentário deste domingo!!!

    *** Com a corda esticada ao seu limite máximo, em um cenário em que o ódio e o rancor, permeado de ameaças, chantagens e ‘terrorismo’ superam a racionalidade, o grupão que venceu as eleições de 2014 sob o comando de Flávio Dino, e que daí para a frente, sob o comando de Carlos Brandão, propôs-se a fazer um Maranhão maior e melhor, chegou a um ponto crítico: ou se recompõe, com uma atitude madura dos dois lados que hoje se digladiam, ou bota a perder todas as conquistas de mais de uma década!!! Um ambiente de ‘tudo ou nada’ significa um ‘suicídio político’ com perdas irreparáveis para os dois lados; e quem incentiva esse cenário está jogando contra o Maranhão, colocando seus interesses inconfessáveis acima do estado sem enxergar as consequências desastrosas dessa ruptura definitiva!!! Perderão o grupo de Flávio Dino, que confia na caneta do poderoso ministro do Supremo Tribunal Federal, e o grupo de Carlos Brandão, que se diz possuidor de farto material explosivo, capaz de abalar as estruturas da vice-governadoria e de quem mais esteja tentando destruir o governo!!! Todos sabemos como as brigas começam, mas não se sabe como elas acabam!!! Essa verdade, incontestável, deveria levar ‘dinistas’ e ‘brandonistas’ a uma profunda reflexão que colocasse em primeiro plano o Maranhão e a saúde ‘político-administrativa’ de um estado que desde janeiro de 2015 apostou nessas duas lideranças que hoje são o governador Carlos Brandão e o ministro Flávio Dino!!! Os dois precisam se conscientizar de que não são donos dessa unidade da federação!!!

    *** Renúncia!!! Essa é a palavra chave para acabar com essa briga insana!!! De um lado, os ‘dinistas’ não aceitam o projeto do governador Carlos Brandão, de lançar o sobrinho Orleans candidato ao Palácio dos Leões, embora ele tenha esse direito, por se tratar da autoridade máxima do estado!!! E de outro os ‘brandonistas’ não querem o vice-governador Felipe Camarão como cabeça de chapa para 2026!!! O impasse está criado e nenhum dos dois lados abre mão do seu desejo, principalmente a ‘banda’ do governador que não tem a menor dúvida do que querem os aliados de Flávio Dino: uma rendição, sob pena, como vem espalhando em todo o território maranhense, de um afastamento ou até prisão do chefe do executivo estadual!!! Um ‘terrorismo’ absurdo!!! Quando situações como essa se apresentam, mentes sãs e maduras, desprovidas de ódios e rancores, em nome de um objetivo maior, tentam encontrar soluções em que os antagonistas não ganhem nem percam!!! No cenário atual, uma renúncia ao nome de Orleans, de um lado, e de Felipe Camarão, de outro, seria a solução para esse impasse que caminha para um desfecho de consequências desastrosas!!! Nos próximos dias, o governador Carlos Brandão, convicto de que seu exitoso governo precisa ter continuidade, como ele fez com o Flávio Dino – e com resultados significantes –, terá uma conversa, quiçá decisiva, com o presidente Lula!!! Se o encontro tiver sequência com uma conversa entre Lula e Flávio Dino, há esperanças para que seja encontrada uma solução para o impasse!!!

    *** Uma Portaria (GP/TRT 16 nº 657/2025) da presidente do TRT-MA, Márcia Andrea Farias da Silva, agitou a justiça trabalhista maranhense, essa semana!!! Publicada no fim da tarde de quinta-feira, 11, a medida determinou o retorno integral ao trabalho presencial de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho (16ª Região), em São Luís!!! As reclamações internas foram imediatas, principalmente pela ausência de um prazo maior de adaptação após anos de flexibilização implementada durante a pandemia!!! Alguns servidores alegam que esperavam uma transição gradual para o retorno físico, considerando que muitos reorganizaram suas rotinas de trabalho nos últimos anos!!! Em contato com o portal O INFORMANTE, que publicou a notícia na sexta, 1, a presidente do TRT-16 esclareceu que a portaria apenas cumpre uma determinação da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho!!! “Estamos dando pleno cumprimento à ordem do desembargador Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro corregedor-geral do Trabalho”, afirmou!!!

    *** “Não é bem assim”, disseram alguns funcionários!!! E prosseguiram: “O corregedor-geral constatou teletrabalho integral e parcial (coisa anômala), e também constatou que há muitos em teletrabalho informal e o Fórum estava vazio!!! Essas pessoas estão apavoradas, pois muitas residem em outros estados com a família!!! E para não fazer o certo, vai fazer o errado; ou seja, vai penalizar quem está regular por causa dos irregulares. Por exemplo, a esposa de um integrante da diretoria, que mora em Teresina. No início do ano, a Corregedoria do TST já havia constatado as irregularidades e o tribunal não se preocupou em resolvê-las”!!! Por fim, disseram que a presidente ‘esqueceu’ apenas de dizer que a ordem do corregedor foi dada em decisão preliminar, em fevereiro, e ratificada em agosto!!! “Houve tempo hábil para cumprir essa decisão sem imediatismo, mas não foi feito. Ao contrário, preferiram fazer do dia para noite, sem prazo para ninguém”, finalizaram!!! A desembargadora Márcia rechaçou os comentários ratificando que apenas cumpriu uma determinação, e que todos devem se apresentar nesta segunda, 15, sem problema!!! É isso aí!!!

    *** Rapaz, tem um salão de beleza novo na Península que está dando o que falar!!! E tá fazendo tanto sucesso, que as concorrentes estão ficando de ‘cabelo em pé’…, e sem progressiva que resolva!!! Mas, também, o espaço parece ter sido teletransportado direto da Paris ‘romantique’!!! É chiquérrimo num nível que dá vontade de marcar horário até ‘pro’ cachorro fazer escova glam…, hahahahahahaha!!!

    *** Quem vai sair por cima na disputa milionária do Two Towers???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!! Alessandro Martins e o deputado Fábio Macedo se enfrentam no próximo dia 26, em audiência decisiva sobre um apartamento de R$ 13 milhões!!! O que era amizade virou litígio, e a tensão sobe à medida que recibos e provas começam a circular!!! O ‘ex-Euromar’ promete mostrar cada parcela não paga e até a origem dos depósitos feitos por terceiros, enquanto Fábio garante que nada ficou pendente!!! Entre transferências antecipadas, acusações de calote e até fazenda “passando de mão em mão”, a pergunta que todos fazem é: quem vai se dar melhor quando os sorrisos se transformarem em papéis e selos da Justiça???!!! O caso expõe ainda mais o rompimento da relação entre Alessandro e a família Macedo!!! No ano passado, o empresário publicou um vídeo nas redes sociais acusando o parlamentar de atrasos, descontos forçados e dificuldades financeiras e jurídicas, após a Caixa Econômica bloquear milhões de reais de suas contas!!! Ele também citou suposta transferência ilegal de uma fazenda da sua mãe para um familiar de Macedo, jogando ‘mais lenha’ na já turbulenta disputa!!! Entre acusações, provas e bastidores, a audiência promete ser o próximo capítulo de uma ‘novela’ que mistura dinheiro, poder e confiança quebrada!!! A ‘treta’ promete!!!

    MISTÉRIO

    *** Quem é o ‘baita’ casal de professores lá ‘das bandas’ do Bacanga, com cargos no primeiro escalão, que conseguiu transformar as férias em “missão acadêmica” internacional, com passagens pagas com verba de fundação amiga???!!! Pois é…, uma assessora ainda chegou a postar fotos do tour parisiense nas redes sociais com direito a self no Louvre, mas depois que percebeu a mancada e apagou!!! Tarde demais…, o print é eterno!!!

    *** Qual procuradoria-geral de Município, na ‘Grande Ilha’, pediu retirada de pauta de uma demanda para julgamento em sessão virtual relacionada à realização de concurso público, requerendo sustentação oral???!!! ‘Empurrar para 2026’ mudou de nome!!!

    *** Quem é a repórter ‘do outro lado da ponte’ que ‘entorta’ o ‘M’ com uma sonoridade quase ‘carioquês’ quando dá as informações, principalmente policiais e do trânsito, nos programas da emissora???!!!

    *** Quem é a ‘causídica comunista’, indicada pelo ex-titular, que continua ‘dando as cartas’ na chefia de uma estatal maranhense???!!!

    *** Quem foi a parlamentar da oposição da “canhota” que saiu em defesa de Bolsonaro, ignorou condenações e ainda transformou a comemoração de Felipe Camarão, diante da Justiça, em motivo de escândalo???!!!

    *** Quem é a nova ‘rainha do tigrinho’ da ‘Grande Ilha’ que tá só debochando dos últimos acontecimentos e ostentando ‘rolês’ de helicóptero na Cidade Maravilhosa???!!!

    *** Quem foi o vereador ousado que parabenizou a colega parlamentar pela passagem do seu aniversário e ironicamente avisou que o ‘presente’ ela iria receber em rede nacional???!!! ‘Rapá’, que ‘trêta’!!!

    *** Quem foi o atleta que viralizou na última semana após sair ‘virado’ da Expoema direto para uma corrida na Litorânea???!!! O ‘caba’, em minutos, virou influencer, hahahahahahahaha!!! Eita rede social!!!

    *** Afinal de contas, o criador de conteúdos da Liberdade que teve seu nome envolvido em uma polêmica sobre paternidade, é ou não o pai da criança???!!! E por que negou fazer o DNA???!!!

    ***Qual foi a procuradoria-geral de Município da ‘Grande Ilha’ que pediu retirada de pauta de uma demanda para julgamento em sessão virtual relacionada à realização de concurso público???!!! Por que será, hein???!!!

    *** Por que será que uma ação movida em 2021 pela Defensoria Pública em favor de candidatos aprovados em concurso público da prefeitura de Coroatá, com decisão favorável em primeira instância e referendada em segunda, ‘hiberna’ desde abril deste ano em uma gaveta da comarca do município, sem cumprimento de sentença???!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!!

    Deixe uma resposta