• Notinhas e mistérios da semana

    PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

    *** Meu amigo, o clima não foi dos melhores na primeira sessão do Tribunal de Justiça do Maranhão, comandada pelo novo presidente Froz Sobrinho, que, por sinal, começou bem o seu período regimental à frente do órgão maior do judiciário, com muita tranquilidade e procurando apaziguar alguns ânimos mais exaltados de seus pares!!! No entanto, logo no início da primeira sessão, quarta-feira, 8, e interrompendo a fala de Froz que levaria à aprovação da ata da sessão anterior, o desembargador Raimundo Bogéa indagou o presidente sobre a visita feita por ele e outros desembargadores ao governador Carlos Brandão!!! Bogéa quis saber por que não fora convidado para ir ao Palácio dos Leões, sendo ele vice-presidente da casa!!! Froz foi taxativo: “Se V.Exa. tivesse me perguntado antes, eu teria respondido. Na verdade, a gente convida para a nossa casa. Nós fomos convidados à casa do governador. O convite não é meu! Não posso convidar para a casa alheia. Eu já fiz o convite para ele vir aqui e quando isso ocorrer todos serão convidados”!!! Raimundo Bogéa quis saber, então, se o governador convidou cada um dos desembargadores. Froz replicou que não sabia!!! No final, Bogéa disse que ia marcar uma audiência com Brandão para “tratar dessa questão institucional”!!!

    *** E não ficou por aí!!! Instantes depois, o desembargador Paulo Velten expressou que, na posse como presidente, Froz havia feito manifestação sobre a importância da harmonia!!! Disse que não recorda de ter ocorrido qualquer ato que não fosse de deferência e respeito com os chefes dos demais poderes e com os desembargadores, no período em que esteve como corregedor e presidente!!! “Eu me recordo, sim, de, em uma única e exclusiva ocasião, ter-me colocado aqui talvez em desacordo com uma simpatia que nutria o senhor governador, é público e notório, por um candidato que concorreu à lista sêxtupla do Quinto Constitucional, e minha decisão não foi só minha, ela veio para o Plenário do Tribunal e, inclusive, Vossa Excelência votou me acompanhando”!!! E completou Velten: “Estou fazendo esse registro para que não se passe a ideia de que a harmonia entre os poderes chegou somente agora. Inclusive, se tivesse sido convidado por sua excelência, o governador, para o café que teve recentemente lá, eu iria. Eu não fui porque não fui convidado”!!!

    *** Turbulência e deselegâncias à parte, principalmente na cobrança, fora do ‘fórum’ adequado, sobre o cafezinho no palácio, Froz Sobrinho, que preconizara em seu discurso de posse que “a harmonia deveria voltar entre os poderes”, pode ter sido deselegante com o ex-presidente Paulo Velten, conforme comentários nas redes!!! Mas, na verdade, esse era o clima que o próprio TJMA vinha passando para toda a sociedade, principalmente como resultado da, ainda não resolvida ‘in totum’, ‘novela’ do Quinto Constitucional da OAB-MA!!! Passado mais de 1 ano, o tribunal continua sem seu desembargador oriundo da Ordem!!! Ou não era esse o clima que todos viam???!!!

    *** Serenados os ânimos, o momento agora é de deixar as diferenças de lado e começar um novo ciclo administrativo na “casa”, sempre com a necessária “independência e harmonia”!!! Sem deixar de reconhecer o bom trabalho e gestão austera de Paulo Velten, que, no entretanto, infelizmente, deixou uma imagem de racha no Palácio Clóvis Bevilaqua!!! Isso aí…, ‘Themis’ e ‘balança’ pra frente!!!

    *** A ‘repórter’ ajeitou bem as antenas, mas não ouviu nada sobre Flávio Dino na conversa entre o governador Carlos Brandão e o presidente Lula essa semana, em Brasília!!! Nem Lula perguntou, nem Brandão respondeu!!! A sensação que ficou é de que, para Lula, Flávio está realmente mais para juiz!!! Do governador e do ministro, hoje, o que se sabe são os ‘cochichos’ entre ambos na posse do desembargador Froz Sobrinho, no Multicenter Sebrae!!! E foram muitos ‘cochichos’, aparentando um clima bom, de cordialidade!!!

    *** O atropelamento e morte de uma mulher que tentava atravessar a Avenida dos Holandeses, vitimada pelo choque que sofreu de uma motocicleta, no início desta semana, fez recender o debate sobre o tráfego desses pequenos veículos em meio ao já conturbado trânsito de São Luís!!! Um dos pontos dessa discussão diz respeito às condições de trafegabilidade das motos: sistema de freios deficiente, falta de espelho retrovisor, motociclistas de chinelos, alta velocidade em vias de trânsito lento, além do tradicional zigue-zague entre os carros, alternando de faixas sempre de forma abrupta e arriscada!!! Quando os carros param nos semáforos e alguém se atreve a atravessar na faixa de pedestre, sempre acontece de uma moto surgir em disparada entre os carros e passar sobre a faixa com o sinal fechado!!! Não foram poucas as vezes que, nessas situações, pessoas foram vitimadas!!! Como os carros hoje estão mais altos, especialmente os modelos SUV, fica difícil observar de longe a aproximação de uma moto que sempre surge de surpresa entre os demais veículos!!!

    *** O segundo ponto a considerar diz respeito à falta de controle e fiscalização das motos por parte dos órgãos de trânsito!!! Parece que tudo pode e é permitido para as irregularidades que se observam no dia a dia da cidade, o que passa para o cidadão comum a ideia de que estamos vivendo – tanto motoristas quanto pedestres – mas especialmente estes, uma espécie de “salve-se quem puder”; ou seja, uma autêntica lei da selva!!!

    *** O terceiro ponto nessa questão está relacionado à ausência de um planejamento específico para o tráfego das motos, mormente nas avenidas de trânsito intenso!!! Muitas cidades, a exemplo de São Paulo, já vêm adotando o chamado “corredor das motos”, uma espécie de faixa exclusiva para esse tipo de transporte que aumentou consideravelmente nos últimos anos, diante das profissões de mototaxista, moto-uber e entregadores de serviços!!! Está mais do que na hora de a Câmara Municipal chamar para si a incumbência de abrir um debate sobre o tema, ouvir especialistas, órgãos de trânsito, setores da sociedade civil vinculados ao transporte – para, a partir daí, propor alternativas e soluções à Prefeitura, apesar dos visíveis melhoramentos no setor de mobilidade urbana!!!

    *** Dr. Pêta vai ficar atento ao assunto e cobrar das autoridades, tanto do executivo quanto do legislativo, um posicionamento sobre o assunto; mesmo porque, no lado mais fraco do trânsito ludovicense estão, em primeiro lugar, os transeuntes, e em seguida os próprios motoqueiros!!!

    *** “Recebo com tranquilidade a decisão da Câmara Municipal de São Luís de instalar uma Comissão Processante para apurar os fatos que envolvem o meu nome. Tenho absoluta certeza de que a isenção dos colegas será importante para que cheguem à única conclusão que esse caso todo pode ter: a minha inocência. A expressão ‘quem não deve não teme’ nunca foi tão apropriada para mim, que terei agora todas as condições de provar o equívoco das denúncias feitas contra a minha pessoa”!!! Declaração do vereador Domingos Paz feita com exclusividade ao Colunaço, ao ser procurado por Dr. Pêta!!!

    *** Viram aí???!!! Os divórcios em cartório vão ficar mais fáceis!!! Uma proposta elaborada por 36 juristas brasileiros para a atualização do Código Civil prevê a possibilidade de o pedido de divórcio ser feito por uma pessoa, mesmo quando a outra discorde!!! Etwô!!!

    MISTÉRIO

    *** Qual é o estado que tem 47 sobrinhos de chefes de executivo municipal como pré-candidatos a prefeito???!!! Sobrinho é parente de terceiro grau: pode!!! Facílima essa, né???!!!

    *** Quem são os figurões que andam pondo em risco a vida de canoeiros na praia de Raposa, dirigindo jet-ski de forma imprudente e produzindo ‘marolas’ que só faltam virar as embarcações???!!! Alô, alô, Capitania!!!

    *** Por que será que no perfil oficial de empresa hospitalar estatal e do seu ‘presidente instagramável’ não fizeram menção à passagem do Dia do Trabalhador???!!! Teria a ver com o salário congelado desde o concurso de 2017???!!!

    *** Qual sindicato da área de Saúde só funciona às vésperas do período de eleição de classe???!!! É só no ‘gogó’!!! Só muita ‘borracha’!!!

    Deixe uma resposta