O deputado estadual Othelino Neto (SDD) subiu à tribuna, nesta quinta-feira (14), e agradeceu aos 42 deputados pelo desempenho surpreendente na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, na última quarta-feira (13), quando obteve 21 votos e empatou o pleito. Segundo o parlamentar, foi um momento muito rico e de maturidade política para o parlamento, mas, principalmente, um recado silencioso para que o Executivo reconheça o Legislativo como poder constituído que tem 42 parlamentares escolhidos pelo povo. “Eu me sinto, absolutamente, vitorioso”, enfatizou.
“Agradeço aos 20 colegas que votaram em mim e aos 21 que não votaram também, porque, ontem, aqui, nós demos uma demonstração de maturidade política”, comentou o deputado.
Segundo Othelino, o que ficou claro é que houve uma resposta silenciosa desses deputados. Para Othelino, ficou claro para o Maranhão que essa relação entre o Executivo e os deputados é artificial.
“Aqui cada deputado tem direito de votar em quem quiser. Se tivesse humildade, sabe o que iriam fazer? Iriam fazer uma autocrítica; perceber onde estão errando; perceber que, se tiveram essa resposta, é porque não estão tratando bem os deputados que aprovam tudo que o governo manda para esta Casa”, afirmou o deputado.
Othelino Neto registrou a conduta do deputado Arnaldo Melo, durante a eleição da Mesa Diretora, pelo seu equilíbrio e cuidado. Mas notificou também o constrangimento de não ter tido acesso ao presidente da Sessão Preparatória, quando foi interrompida por quase 2 horas e não pelos 15 minutos regimentais determinados. “Mas quero mesmo fazer uma reflexão, para que possamos entender que nós demos um recado para o Maranhão. Ontem, eu recebi centenas de mensagens, e os senhores receberam também”, frisou.
Para Othelino, “ninguém pode chegar para um deputado estadual, pegar pelo braço, apontar um dedo e dizer: “tu estás traindo”, porque um parlamentar não trai quando vota. “Todo o mundo tem o direito de votar em quem quiser”, reforçou.
Othelino Neto disse que continuará fazendo o seu trabalho de oposição de forma respeitosa e com a coragem que todo parlamentar deve ter. “O que se sabe hoje é que o governo do Maranhão não está bem com o povo; não está bem com a política e com mais ninguém”, comentou.
Uma resposta
Agora que perdeu a mamata virou oposição.