Prefeita do Maranhão diz que arrancou 14 dentes de toda a população

A reportagem da Revista Piauí de Julho, sobre como as emendas secretas têm irrigado os corredores de municípios brasileiros carecendo de publicidade e controle nos gastos públicos, revelou um fato inusitado: a cidade de Pedreiras, que fica a cinco horas de São Luís e tem 39 mil habitantes, informou que, no decorrer de 2021, realizou 540,6 mil exodontias, o nome técnico para extração dentária. Para chegar a tanto, Pedreiras teria que ter arrancado catorze dentes de cada morador do município. Ao que se sabe não há tanto morador banguela assim entre os pedreirenses.

O número apresentado pela prefeitura é quatro vezes mais exodontias do que fez toda a cidade de São Paulo. A roda não para: nos primeiros quatro meses deste ano, já foram mais 220,4 mil extrações – o que, feitas as contas, dá dezenove dentes extraídos por habitante, mais ou menos a metade da arcada dentária de todos os moradores.

A prefeita Vanessa Maia (Solidariedade) é enfermeira de formação, usa aparelho dentário, tem um sorriso largo e, aparentemente, é uma exceção municipal: possui todos os dentes. Procurada pela Revista Piauí para explicar por que administra a cidade mais banguela do país, a prefeita não respondeu as ligações da publicação.

Numa tarde de quinta-feira de junho, a reportagem encontrou a dentista Jaurilene Xavier, que atende num centro de saúde de Pedreiras, e lhe perguntou sobre a incidência de extrações dentárias na cidade.

Antigamente, tinha mais procura por exodontia, mas agora não está tendo muito. São duas consultas, às vezes nenhuma por dia. É assim”, disse ela, sem ser informada dos números que a cidade apresentou ao SUS.

A funcionária Conceição Benigno, que trabalha no posto, exibe uma bandeja com dentes extraídos – poucos, se comparados aos números da prefeitura.

Em seu gabinete, o coordenador de Saúde Bucal de Pedreiras, Michel Sousa, contou que há vinte equipes de dentistas atuando na cidade e nos postos de saúde na zona rural, além de seis dentistas no Centro de Especialidades Odontológicas.

Mas Sousa estimou que a média de extrações dentárias é de duzentas por mês. Pelos números inflados de Pedreiras, só nos quatro meses deste ano a média já bateu em 55 mil extrações mensais. (Do Diário 98)

Deixe uma resposta