Prefeitura amplia frentes do programa São Luís em Obras com serviço de drenagem profunda no Jardim São Cristóvão

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta semana, à obra de drenagem profunda na Travessa Paulo VI, no bairro Jardim São Cristóvão, que visa resolver um problema histórico de alagamento na região, um polo habitacional que se desenvolveu ao longo de um trecho do Rio Paciência e que recebe fortes enxurradas em períodos de chuva. Ressaltando-se os devidos cuidados com as normas de saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a obra faz parte do programa São Luís em Obras, idealizado pela Prefeitura, que tem impactado a capital com diversas intervenções estruturais urbanas desde meados do ano passado.

“A construção desta galeria de drenagem profunda é uma reivindicação antiga da comunidade. No local estamos implantando uma galeria dupla, com tubulações de concreto armado, para dar vazão ao intenso fluxo de água das chuvas”, explicou o prefeito Edivaldo acrescentando que outras regiões da capital estão recebendo obras de drenagem como Santa Bárbara Divinéia, Olho d’Água e Tibirizinho.

As escavações estão sendo feitas em um trecho de 220 metros da Travessa Paulo VI, do ponto que vai da Avenida José Sarney, passando pela ponte que transpõe o braço do Rio Paciência, até o ponto que serve de ligação à Avenida Lourenço Vieira da Silva, uma importante e movimentada via da capital, que dá acesso à Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e também ao bairro Cidade Operária.

“Esta área estava precisando de uma obra deste tipo, pois acontece muito alagamento aqui em tempos de chuva. Se é para melhorar, então a obra é muito bem-vinda”, comentou José Mário Barboza Silva, que trabalha de serralheiro em um oficina instalada na Rua 2, às margens do Rio Paciência e próximo à ponte da Travessa Paulo VI.

As tubulações de concreto têm 1,20 metro de diâmetro e desembocam no canal do Rio Paciência. Em uma segunda etapa da obra, serão construídas outras galerias de drenagem profunda, mas desta vez com tubulações simples e dimensões menores, com 80 cm de diâmetro, que farão a interligação da galeria dupla das ruas adjacentes à Travessa Paulo VI.

Deixe uma resposta