Prefeitura inicia vacinação contra H1N1 nos terminais de integração de São Luís

A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta quinta-feira (13), a vacinação contra H1N1 nos Terminais de Integração de São Luís. A medida visa ampliar o atendimento ao público-alvo da campanha, facilitando o acesso da população à vacina. Neste primeiro dia, as equipes atenderam no ponto de imunização instalado no Terminal de Integração Praia Grande. No local, as doses estarão disponíveis até o sábado (15) e o atendimento será feito das 9h às 12h e das 13h às 17h.

“Temos mais de 60 postos de vacinação funcionando nas nossas unidades básicas de saúde. Para facilitar o acesso também estamos disponibilizando a vacina nos terminais de integração, que são locais de grande fluxo de pessoas diariamente. Começamos pela Praia Grande e vamos seguir para todos os terminais, conforme cronograma da campanha”, assegurou o prefeito Eduardo Braide.

Foto: DivulgaçãoNesta segunda etapa da campanha, que começou na terça-feira (11), estão sendo vacinados idosos a partir dos 60 anos e professores das redes pública e privada. A recomendação do Ministério da Saúde é que para tomar a vacina contra H1N1 e contra a Covid-19 seja respeitado o intervalo de 14 dias. E se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, deverá esperar a melhora do quadro clínico.

O atendimento no Terminal de Integração Praia Grande acontece nesta quinta-feira (13) e na sexta-feira (14) das 9h às 12h e das 13h às 17h. Já no sábado (15) as equipes de vacinação estarão no local das 8h30 às 12h.

“O nosso objetivo é ampliar a possibilidade de proteção contra a influenza”, disse o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Campanha 

Pelo cronograma da campanha contra H1N1/Influenza, a segunda fase se estenderá até o dia 8 de junho. Ao todo, estão disponíveis para imunização 62 pontos de vacinação nas unidades básicas de saúde municipais, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na primeira etapa, foram contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas (com 45 dias de parto) e trabalhadores de saúde. A Semus também está vacinando este público que perdeu os prazos de chamamento da primeira fase da campanha, nos postos de saúde da capital. A campanha começou no dia 12 de abril deste ano e já foram aplicadas mais de 50 mil doses na capital.

Foto: Divulgação

Apoio

A vacinação nos terminais de integração conta com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) com orientadores e bombeiros civis para ordenar as filas, tirar dúvidas da população e prestar outras informações. Durante todo o período de atendimento, serão tomadas as medidas sanitárias necessárias como o distanciamento social e uso do álcool em gel.

Veja o calendário de atendimento nos terminais de integração:

  • Terminal da Praia Grande – dias 13 e 14, das 9h às 17h; dia 15, das 8h30 às 12h;
  • Terminal da Cohab/Cohatrac: dias 17 a 19, das 9h às 17h;
  • Terminal do São Cristóvão: dias 20 e 21, das 9h às 17h; dia 22, das 8h às 12h;
  • Terminal da Cohama/Vinhais: dias 24 e 26, das 9h às 17h;
  • Terminal do Distrito Industrial: dias 27 e 28, das 9h às 17h.

Deixe uma resposta