A reconhecida professora doutora Edith Maria Barbosa Ramos da UFMA e da UNICEUMA, conhecida por seu compromisso e dedicação na formação de graduados e pesquisadores em Direito no Estado do Maranhão, foi confirmada como Conselheira Federal na Chapa 2 (RENOVAOABMA), liderada pelo também professor e advogado Marcelo Carvalho e pela advogada Alba Lins, que disputa a presidência da OAB/MA. A professora doutora Edith Maria Barbosa Ramos tem extenso currículo e trajetória de sucesso frente ao Núcleo de Estudos em Direito Sanitário da UFMA, Coordenação do Mestrado Profissional em Direito da UNICEUMA e como professora permanente e orientadora do programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UFMA. Sua atuação tem contribuído para a formação qualificada e de alto nível de centenas de alunos e profissionais. Professora de Direito Constitucional, Edith Ramos é tida como referência no meio acadêmico do estado do Maranhão e do país. Além de desenvolver pesquisas sobre Direito à Saúde em diversos países da América Latina, Portugal e Espanha.
Uma de suas alunas do programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da UFMA destacou sua influência marcante no seu processo de formação “A professora Edith Ramos para além de seu currículo, é a pessoa mais dedicada e acessível que conheço, nos trata com carinho e respeito, orienta nossos projetos e nos auxilia nas melhores escolhas de pesquisa e vida acadêmica. Tem um grau de integridade e devoção pela academia e pelas ciências jurídicas pouco observada em outros professores. A atuação da professora tem impactado e transformado vidas, trata os alunos com dignidade e atenção. É uma pessoa que se alegra com o sucesso de seus alunos e comemora junto cada conquista”.
A professora Edith Ramos tem uma trajetória de 26 anos, dos quais 24 dedicados ao ensino jurídico no Estado do Maranhão. Auxiliou a criação e reconhecimento de diversos curso de Direito no Estado do Maranhão (na capital e no continente), desenvolveu diversos cursos de aperfeiçoamento e especializações e foi personagem decisiva no processo de implantação dos programas de pós-graduação stricto sensu no Estado.
Outro graduado em Direito da UNICEUMA afirma que “a professora Edith Ramos mudou a minha história, permitiu que eu vislumbrasse outras possibilidades, apresentou sugestões e me fez perceber outras perspectivas para atuação do profissional do Direito. A professora Edith Ramos acredita em nosso potencial, mesmo quando nós mesmos não acreditamos.”
Formada em Direito pela UFMA, com mestrado pela UFMG, doutorado pela UFMA e Pós-Doutorado pela FIOCRUZ, Edith Ramos é docente da Universidade Federal do Maranhão desde 2004, onde já exerceu o cargo de Chefe do Departamento do curso de Direito, por 9 anos, integrou os conselhos superiores da IFES e a Vice Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA. Também é professora da Universidade CEUMA desde 2006, onde exerce atualmente a Coordenação do Mestrado Profissional em Direito, desde 2021. Integra a Faculdade Santa Luzia em Santa Inês (MA). Foi professora da antiga Faculdade São Luís, da UEMA, da FACAM, da UNDB e do IMEC. Além de advogada e consultora é pesquisadora na área do Direito Sanitário com projetos aprovados na FAPEMA, CAPES, FIOCRUZ e CNPq.
Sua decisão de apoiar a Chapa 02, liderada pelo professor e advogado Marcelo Carvalho e pela advogada Alda Lins é vista pelos advogados e pelas advogadas que foram seus alunos e suas alunas e/ou mantiveram contado direto ou indireto com ela, em suas produções científicas e suas conferências/palestras, um endosso de peso a Chapa 02, que se compromete com a valorização da advocacia, a descentralização, a democracia, o respeito e a dignidade da profissão. A RENOVAOABMA (CHAPA 02) para a professora Edith Ramos “não representa apenas uma Chapa, representa um Movimento, um momento de construção de uma OAB/MA para todas e todos, uma OAB inclusiva e democrática, que permita e aceite o diálogo e a pluralidade de ideias, que esteja distante de disputas político-partidárias, que não represente apenas um espaço de poder para um pequeno grupo. Grupo que muda apenas de fisionomias, mas que tem permanecido historicamente no poder”. Ressalta ainda a professora Edith Ramos que “percebo em Marcelo Carvalho e Alba Lins a confluência de integração da advocacia estadual, ilha e continente, norte e sul do estado, união de pessoas fortes e competentes, o compromisso e a dedicação que precisamos. Acredito e tenho confiança que a Chapa 02 irá valorizar efetivamente as advogadas e os advogados (com atenção especial a jovem advocacia), bem como está comprometida com o enfrentamento de antigos e novos desafios da nossa profissão, notadamente, num Estado, repleto de vulnerabilidades”.
O apoio de Edith Ramos robustece a candidatura de Marcelo Carvalho e Alba Lins (Chapa 02), especialmente entre as mulheres advogadas, as jovens advogadas, os jovens advogados e todos os profissionais da advocacia que sonham com uma instituição forte, reconhecida e valorizada. Que a OAB/MA seja vitrine das principais virtudes humanas, afirma Edith Ramos “quais sejam: honestidade, respeito pelo próximo, responsabilidade, cooperação, lealdade, empatia, liberdade, altruísmo e transparência”.
Respostas de 3
Essa é a OAB que queremos! A Profa. Edith Ramos representa o sentimento e o desejo da maioria das advogadas e advogados do Maranhão!! Bem-vinda, Profa. Edith!!👏👏👏👏👏
Será que ela sabe onde fica o fórum ? Advocacia ele não exerce. Na universidade é mal falada
Agora q a OAB MA vira uma panelinha de fato. Fiz parte de uma comissão da OAB que ela era presidente e qualquer oportunidade que aparecia eram beneficiadas só as ex alunas do coração.
Muita teoria e pouca prática.
Mas pior que tá não pode ficar.