Os dois maiores colégios eleitorais do Maranhão, São Luís e Imperatriz são importantes em qualquer eleição estadual. E em 2026 não deve ser diferente.
O pleito deste ano nos dois municípios pode projetar a disputa pelo Palácio dos Leões. Em São Luís, o prefeito Eduardo Braide é um dos nomes cogitados ao Palácio dos Leões, caso consiga se reeleger. Do seu mesmo partido, o PSD, o deputado federal Josivaldo JP pontua bem em Imperatriz nas pesquisas para prefeito, assim como Braide na capital. Os dois, por conta do partido, e do bom relacionamento que nutrem, não teriam dificuldades em formar uma aliança em 2026 visando o governo.
Por outro lado, o governo já tem em São Luís e Imperatriz seus candidatos praticamente definidos. Na capital, Duarte Jr(PSB), segundo colocado nas pesquisas, deve disputar o Palácio La Ravardiére em uma frente ampla de partidos da base do governador Carlos Brandão. Já em Imperatriz, o deputado Rildo Amaral(PP) é o preferido dos Leões e recebeu recentemente a adesão do PSB, partido de Brandão.
Ao que vai ser decidido nas urnas na eleição municipal nas duas maiores cidades do estado, o resultado será importante no cenário que hoje tem o vice-governador Felipe Camarão como provável nome do governo e um candidato de oposição(Braide, Lahesio Bonfim…). E o apoio de São Luís e Imperatriz não deixa de ser importante, apesar de que o governador Brandão não teve o apoio dos prefeitos das duas cidades na eleição passada e, ainda assim, conseguiu sair vitorioso nas urnas.