No último final de semana, líderes da oposição em Caxias estiveram reunidos para reforçar a união do campo oposicionista ao grupo do prefeito Fábio Gentil e demarcar posição em relação à eleição municipal do próximo ano. A reunião teve a participação do vice-líder do governo Lula na Câmara, deputado federal Rubens Júnior(PT).
O encontro contou com a presença do suplente de deputado federal e ex-vice prefeito Paulo Marinho Júnior; o ex-deputado e ex-secretário Adelmo Soares; o vereador Daniel Barros; o ex-secretário de Turismo e suplente de deputado estadual Catulé Júnior; o ex-vice-prefeito Júnior Martins, dentre outros.
Em seu discurso, o deputado Rubens Jr. falou que o governador Carlos Brandão deverá ter dois palanques em Caxias. “Deste lado, a maioria dos que estão aqui votou no Brandão. Eu defendo que no maior número de cidades possíveis o governador Carlos Brandão tenha dois palanques”, afirmou.
Rubens ressaltou que a posição do PT ainda não está decidida, pois tem que respeitar a federação formada ainda pelo PCdoB e PV.
O deputado ainda defendeu a unidade da oposição e lembrou as lideranças do grupo que “foram traídas” pelo atual prefeito de Caxias. “Na eleição passada aprendemos o caminho para perder a eleição, que é dividir em muitas candidaturas. O caminho agora é uma candidatura só”, encaminhou.
Um nome único entre os candidatos de oposição até então colocados(Adelmo Soares, Catulé Jr,Daniel Barros, Paulo Marinho Jr.) teria forte chance de vitória contra o candidato do prefeito Fábio Gentil. O gestor enfrenta, no momento, um desgaste da sua gestão.
Vale ressaltar que outros nomes oposicionistas como os vereadores Catulé e Luis Lacerda realizam um trabalho combativo de cobrança e fiscalização na Câmara, somando ao projeto de mudança em Caxias. Ambos também integram a oposição, assim como o empresário Magno Chaves, que há anos atua na militância política de Caxias.
Candidato na última eleição para a prefeitura, o ex-deputado Aldelmo Soares referendou o posicionamento do deputado Rubens Jr. “Estamos trabalhando em um projeto para Caxias, onde os caxienses possam se orgulhar de morar aqui, onde o orgulho de ser caxiense aflore em todos. Queremos resgatar a auto estima dos caxienses; andaremos na zona urbana e na zona rural rua por rua, povoado por povoado, levando a esperança e a certeza que a mentira vai acabar. A enganação não prosperará! Sou agente da unidade, aqui não há espaço para projetos individuais, o projeto aqui é de todos para o povo, é dizer não à mentira e devolver Caxias aos caxienses, impedindo que se instale aqui a “gentillandia”. Por isso, usamos o relógio para simbolizar que o tempo da mentira tá acabando”, afirmou Adelmo.
No próximo ano Caxias terá uma das mais duras eleições, com resultado imprevisível, devido aos problemas da administração Fábio Gentil e o fortalecimento da oposição.