Ufma é a melhor universidade do MA em ranking do RUF; Ceuma e Uema em seguida

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a melhor universidade maranhense no RUF 2019. A instituição ficou na 51ª colocação no ranking geral e nota 63,68.

Em seguida, está o Centro Universitário do Maranhão  (Uniceuma) que alcançou nota 28,10, ficando em 153º lugar.

Em terceiro lugar vem a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com 1,36 pontos a menos que o Uniceuma e em 157º lugar.

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Na edição de 2019 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 197 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades. O curso de direito, especificamente, tem uma avaliação específica que leva em conta também aprovação na OAB.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Deixe uma resposta