Sucroenergética maranhense está investindo em capacitação e tecnologia para alcançar bons resultados
Localizada em Aldeias Altas, na região Leste Maranhense, a Itapecuru Bioenergia é uma empresa liderada pelo Diretor Presidente Humberto da Costa Pinto Neto, membro da terceira geração da família Costa Pinto que, iniciou suas atividades no Maranhão ainda na decada de 70 e que vem transformado a realidade socioeconômica da região, gerando com o início da nova safra, 2.000 novos empregos diretos e quase 6.000 indiretos, o que vai injetar cerca de 16 milhões na economia local.
Energia Limpa: se produz aqui
A companhia vem apresentando consistente crescimento no volume de cana processada nas últimas safras, seguindo a expectativa o foco para a Safra 23/24 é manter a progressividade na produção de energia limpa com Álcool Anidro e Hidratado. Além disso, como parte de seu projeto de expansão, a empresa investiu na capacitação e treinamento dos colaboradores efetivos e safristas, o objetivo é garantir a segurança dos profissionais, melhorar o rendimento nas atividades e consolidar uma cultura de operação de alta-performance e sustentável.
Tecnologia: na ItaBio tem
A usina vem realizando investimentos para potencializar a produção com melhorias e inovações tecnológicas nos processos industriais e agrícolas, no reforço da estrutura de corte, carregamento e transporte de cana e na cogeração de energia proporia através do bagaço.
Além de novos maquinário, a ItaBio também se especializou no aproveitamento da Vinhaça que é o resíduo gerado pela produção de etanol, na etapa de destilação do álcool. Esse resíduo é composto por vários elementos importantes para o desenvolvimento vegetal, sendo utilizado como fertilizante natural e que pode ser usado para produzir biocombustíveis, como o, Biogás, Biometano e Hidrogênio Verde.
Com o olhar voltado para o futuro, a sucroenergética já se prepara para a safra 24/25, com o aproveitamento da Torta de Filtro no cultivo da cultura, que é um resíduo composto da mistura de bagaço moído e lodo da decantação para aplicação nas áreas de plantio pois além do acumulo de fósforo e potássio, o uso de torta de filtro melhora a aeração, a infiltração e a capacidade de retenção de nutrientes e água no solo.
Localização privilegiada
Distante 70 km da cidade de Teresina e 360 km da capital do estado – São Luís, a Itapecuru Bioenergia está em uma rota privilegiada para escoar toda a sua produção de etanol. O transporte de todo combustível produzido na usina é realizado via BR 316 e também via linha férrea, pela Ferrovia Transnordestina Logística para o Porto do Itaqui e o Porto de Pecém.