Durante discurso, na manhã desta quarta-feira(23), em Imperatriz, onde participou um ato da campanha da candidata a prefeita Mariana Carvalho(Republicanos), o prefeito Eduardo Braide(PSD) disse que venceu a eleição em São Luís sem alinhamento com grupos políticos e revelou que seu apoio a Mariana ocorreu pelo fato de ela não ser a “candidata do sistema” na cidade. (Veja no vídeo acima)
“Sabe porque eu estou aqui hoje? Se Mariana tivesse 12 partidos apoiando ela, eu não estaria aqui, porque eu saberia que ela era a candidata do sistema. A Mariana tem o partido dela e mais dois. Sabe com quantos partidos eu me elegi em São Luís com mais de 70% dos votos? A mesma quantidade de Mariana, só o meu partido e mais dois. E sabe porque eu não quis compromisso com muitos mais partidos? O compromisso tem que ser com o povo de São Luís. Do lado de lá tinham 12 partidos, do meu tinha 3, eu não tinha grupo político comigo, então vocês acham que eu vou governar para quem? Pro político ou pro povo?”, declarou. (Veja no vídeo abaixo)
No evento, estavam presente várias lideranças políticas da região sul, entre elas o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim(Novo) que, na sua fala, afirmou que seria uma honra disputar a eleição de governador em 2026 com Eduardo Braide. “Eu vou sentir a honra de está com você, de disputar com você, se você vier para governador vou ficar honrado também. Não vamos desistir, um dia nós vamos ser governador do estado do Maranhão”, disse.
Braide não falou sobre uma eventual candidatura ao Palácio dos Leões, mas deixou claro que isto independeria de apoio de grupos políticos.
“Eu não tinha apoio do presidente da República, eu não tinha o apoio do governador do estado, eu não tinha apoio da Assembleia, da Câmara Municipal(…) Então trago esse exemplo pra vocês pra mostrar o quanto é falsa essa afirmação que para ser prefeito de uma cidade tem que ter alinhamento com A, alinhamento com B. Aqui do lado, Belém, o prefeito candidato número 1 do presidente da República, alinhamento total com o governo do estado, não passou de 10% dos votos lá no primeiro turno é nós aqui da capital do estado mostramos que o trabalho tem que está acima de qualquer divergência política”, assinalou Braide.