O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), Marcelo Brito, reclamou da falta de diálogo com o governo do estado. De acordo com ele, várias foram as tentativas de uma reunião com a Secretaria de Segurança.
“O aparelho de segurança não quer discutir conosco, se quisesse teria nos recebido e foi negado essa possibilidade. E a consequência de ter negado as reuniões que solicitamos é a morte do nosso companheiro que agora está no meio da casa”, desabafou Brito, ao frisar que nos governos anteriores havia diálogo.
Marcelo Brito disse que os ônibus coletivos só deverão voltar a circular na capital quando houver uma resposta da Segurança Pública com a prisão dos assassinos do motorista Francisco Vale Silva. No intuito de cobrar respostas do governo do estado, uma paralisação foi iniciada na Avenida das Cajazeiras, próximo ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), na manhã de hoje. Os motoristas iniciaram um movimento sincronizado na Rua das Cajazeiras, extensão com a Avenida Guaxenduba (Kennedy), e Canto da Fabril.
O crime
O motorista Francisco Vale da Silva, 48 anos, foi morto durante um assalto a ônibus na Avenida dos Franceses registrado na noite desta segunda-feira (22), próximo ao Terminal Rodoviário de São Luís.
Na ocasião, dois homens entraram no coletivo como passageiros e em determinado momento da viagem anunciaram o assalto. Eles estavam armados com uma faca e uma arma de fogo. De acordo com informações, os dois matadores teriam tido dificuldade na hora de sair, porque o motorista, nervoso, não conseguia abrir a porta do ônibus. Eles levaram dois celulares e uma mochila de passageiros e mataram Francisco sem qualquer reação do motorista. Antes de fugirem, um deles atirou na cabeça do trabalhador.
Uma resposta
Tem que parar tudo, porque o quadro de insegurança é total, esse secretário de segurança é fraco, os empresários pilantras não colocam câmeras nos ônibus, a prefeitura não fiscaliza porque eles financiam a campanha do prefeito, se os bandidos forem presos, logo, logo, estarão soltos porque os humanistas e garantistas que protegem bandidos estão de plantão. Salve-se que puder!