Ações da SEMUS ajudam a ampliar acesso a serviços de saúde em Paço do Lumiar

A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS), tem intensificado ações itinerantes de saúde em localidades e bairros mais distantes, como forma de aumentar o acesso dos usuários ao serviço público de saúde no município. Entre julho e agosto deste ano, 13 grandes ações já foram realizadas, uma média de 3 ações por mês.

Segundo o secretário de Saúde de Paço do Lumiar, João Muricy, que está à frente da pasta nestes três meses e meio, estas ações, ajudam a melhorar não somente a saúde, mas também, a qualidade de vida das pessoas e o atendimento em saúde como um todo. “Preventivamente evitamos agravos, encurtamos distância entre o usuário e o serviço desejado, incentivamos a busca por orientação e auxílio médico. Isso tem refletido positivamente lá ponta, otimizando e desafogando as UBS’s que integram nossa rede de saúde”, enfatizou o secretário.

Ele lembra ainda que, as ações acontecem de forma programada tanto em bairros e localidades, para atender demanda espontânea, quanto por meio de agendamento, em casas de apoio e comunidades terapêuticas que atendem pessoas em situação de risco social e vulnerabilidade às drogas e outros problemas.

Na conta destas ações já estão mais de 550 pessoas imunizadas com diversos tipos de vacinas disponíveis, vários exames de preventivo com coleta de material feita na “Unidade Móvel do Saúde da Mulher”, cerca de 200 atendimentos odontológicos de urgência com o apoio do odontomóvel, quase 800 atendimentos médicos (triagens e consultas), e dispensação de mais 3.400 medicamentos para início ou continuação de tratamento pelo paciente em casa.

“Com o uso de todo o aparato possível, apoio e auxílio de secretarias parceiras, a exemplo da Semdes, que estende os serviços ofertados nestas ações, para obtenção de benefícios socias, as ações de saúde da SEMUS, nos bairros e em Comunidades terapêuticas, vão continuar sendo uma realidade”, apontou o secretário João Muricy.

Deixe uma resposta