• Ações em Imperatriz reforçam ainda mais o Movimento UFMA Democrática

    Dois dias de muitas ações e diálogos marcaram a passagem da comitiva do Movimento UFMA Democrática por Imperatriz. Conversas com estudantes e servidores técnicos/as e docentes dos mais variados cursos.

    Os integrantes do movimento também visitaram a Unidade Bom Jesus e do Centro, aonde conversaram com todos os segmentos.

    O pré-candidato a Reitor, professor Luciano Façanha, e os pré-candidatos à vice-reitores, professora do Curso de Medicina da UFMA, Maria do Carmo Lacerda Barbosa e Ridvan Fernandes, professor do Departamento de Química, e Marcelino Farias, professor do curso de Geociências da UFMA, integraram a comitiva. “Mas antes de apresentar algumas das diretrizes do UFMA Democrática, ouvimos as pessoas da comunidade universitária que vivenciam o dia a dia nos campus por onde passamos’, explicou o professor Luciano Façanha. “Isso tudo para que possamos construir uma UFMA democrática, dialógica, humanizada, a partir de uma gestão descentralizada,  transparente e com autonomia”.

    Alguns dos caminhos apontados pelo Movimento UFMA Democrática para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão na UFMA estão:  oportunizar ambiente seguro para a produção do conhecimento, priorização da pesquisa e da extensão como formas de complementação da formação do acadêmico, aumento do valor da Bolsa de Extensão para os acadêmicos, uma gestão compartilhada e direcionada a atualização dos projetos pedagógicos e da oferta flexível de cursos em vários turnos entre outras.

    O professor Luciano Façanha, pré-candidato a Reitor, foi vencedor do prêmio FAPEMA 2021, na categoria Pesquisador Sênior/Ciências Humanas e Sociais e na edição do prêmio  FAPEMA 2022, como Orientador de Dissertação de Mestrado área de Ciências Humanas e Sociais. Com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Filosofia, possui um grande legado com o Grupo de estudos e pesquisa interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA.

    Uma resposta

    Deixe uma resposta