Bolsonaro acompanha inauguração de ponte que liga Maranhão ao Piauí

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na inauguração de uma ponte sobre o Rio Parnaíba, ligando as cidades de Alto Parnaíba, no Maranhão; e Santa Filomena, no Piauí. No local, foi construída a ponte estaiada para ligar os dois estados pela BR 235.

Na avaliação do Ministério da Infraestrutura, a ponte é “fundamental para a população das duas regiões e também para o agronegócio”, sobretudo na fronteira agrícola conhecida como Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Isso porque a ponte permite a ligação à ferrovia Norte-Sul, uma das principais do sistema ferroviário brasileiro.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou o potencial da região.

As obras começaram em 2019 e os investimentos somam R$ 60 milhões. Antes da construção, a travessia entre as duas cidades era feita por meio de balsas. Agora, com a ponte, o fluxo de pessoas e mercadorias vai ser otimizado. Por exemplo, a produção de algodão do Sul do Piauí pode chegar ao porto de Itaqui, na capital maranhense, São Luís, de forma mais rápida e com custo de frete reduzido em 8%.

A ponte inaugurada nesta quinta-feira fica a cerca de 850 quilômetros de São Luís. Estaiada é nome dado ao modelo; com mastros, de onde saem cabos de aço até a plataforma por onde passam os veículos.

Deixe uma resposta