Colunaço do Dr.Pêta: A licença de Flávio Dino, Jerry no governo, Edivaldo, Braide e a gestão interina de Brandão

COLUNAÇO DO PÊTA (JP) – 19.12.2020

PETINHADAS –

*** Num ‘sobrevoo rasante’ pelo Palácio dos Leões, a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta soube que Flávio Dino deu gargalhadas com as diversas especulações que vieram a público, essa semana, sobre as suas férias no próximo mês de janeiro!!! ‘Saíram’ até com uma tal de ‘férias sabáticas’, diante da qual o governador confidenciou a assessores mais próximos que nunca ouviu falar nem sabe o que significa!!! Informaram os ‘bem informados’ escribas que Dino teria alertado aos secretários para não tirarem férias durante a sua ausência, porque o vice Carlos Brandão dessa vez teria mais autonomia, inclusive para fazer mudanças no governo!!! A ideia seria mostrar aos aliados que Brandão é o seu nome de confiança para 2022!!!

*** As fontes dos disseminadores das ‘notícias’ chegaram a informar, conforme publicado, que ficou tudo acertado entre o governador e o vice depois de uma demorada conversa “que tiveram no dia 10 de novembro”!!! Alguns se basearam numa entrevista que o governador deu à TV Band (programa do Datena), quando falou que havia adotado uma postura difícil para ele nas eleições de São Luís!!! “Essa foi a primeira campanha desde que virei político que não fiz um único evento. Isso fez falta politicamente. Não fui em uma convenção, uma passeata, uma carreata, nada em lugar nenhum do Maranhão. Se eu tivesse ido, alguns aliados poderiam eventualmente vencer as eleições. Preferi perder a eleição a perder legitimidade. Não participei em nenhum momento e lamentei, mas não poderia me vincular a uma atitude negacionista”, disse Dino, numa referência àqueles que negaram e que continuam negando a gravidade da pandemia do coronavírus!!!

*** Sobre as ilações de ‘mudanças no secretariado’, dentre outras ‘viagens’, as ‘notícias’ deram conta de que existiria muita expectativa de que Duarte Júnior fosse para a Sedes e Márcio Jerry voltasse ao governo, para que Gastão Vieira retornasse á Câmara Federal (hoje está na suplência porque Rubens Júnior se encontra no mandato, ainda por definir com o governador a sua situação)!!!

*** Diante de todas essas conversas, Dr. Pêta decidiu acionar a sua ‘muriçoca chipada’, com um ‘plano de voo’ direcionado ao Palácio dos Leões!!! E apurou que Flávio Dino vai tirar uns dias de férias no começo de janeiro, como fez todos os anos, a exceção do início de 2020, quando não pode sair!!! “Nada de extraordinário”, sentenciou o governador a uma pessoas próximas, afirmando, ainda: “Este ano, no dia 2 de janeiro, eu estava no expediente normal. E continuo até hoje, sem parar um único dia. Aí vou tirar uns dias para brincar com as crianças e fazer uns exames. Nada demais. Mas estou ótimo de saúde”, fez questão de salientar a essas pessoas!!!

*** Sobre o suposto alerta que teria feito aos secretários, de que eles não deveriam tirar férias nesse período, pois Carlos Brandão poderia promover mudanças durante a sua ausência, porque teria mais autonomia”, a ‘muriçoca chipada’ apurou que na reunião o governador falou exatamente o contrário: que quem fosse tirar ‘férias sabáticas’ (hahahahahaha) junto com ele deveria deixar substitutos aptos para auxiliar na agenda de Brandão. “Meu vice vai ter a autonomia que sempre teve. Bem alta, por sinal. E já acertei com ele as linhas gerais da agenda que ele vai cumprir.
Ou seja, está tudo normal, caminhando bem. Vou adotar essa expressão para sempre”, confidenciou Flávio Dino a uma fonte, ‘pra lá de fidedigna’, que conversou com Dr. Pêta!!! Eis a verdade dos fatos, sem tirar nem por”!!! O resto é pura especulação de fim de ano!!! E olha que o que tem gente ‘viajando na maionese’ neste período é uma verdadeira ‘festa’, literalmente!!!

*** Bem, mesmo, quem fez foi Carlos Brandão!!! Numa entrevista, essa semana, ao programa ‘Os Analistas’, da TV Guará, o vice-governador do Maranhão sentenciou, com todas as letras, que o momento agora, passadas as eleições municipais, é de focar em gestão!!! Mesmo ‘provocado’ a falar sobre sucessão de Flávio Dino, Brandão fez questão de deixar bem claro que esse tema é só para depois!!! “Agora temos que focar em gestão”, disse o vice-governador, anunciando uma ‘penca’ de obras que o governo tem para inaugurar pela frente!!! CERTÍSSIMO!!!

*** A ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta também andou ‘investigando’ a ‘história’ da possível volta de Márcio Jerry ao governo e da “ida” de Duarte Júnior para a Sedes!!! O que se observa é que tá todo mundo padecendo de ansiedade e os ‘aspirantes’ se atrapalhando, marcando gol contra e de canela, hahahahahahahahaha!!! A situação de Duarte depende muito de uma conversa que o governador terá com Rubens Júnior!!! A tendência é o ex-titular da Sedes retornar ao comando da secretaria, para que Gastão reassuma o cargo de deputado federal!!! Enquanto isso, Duarte continua no ‘Poder Rangedor’, onde tem muita coisa a fazer pela população!!!

*** Quanto ao futuro de Márcio Jerry…, rapaz, nunca vi o nome do presidente estadual do PCdoB ser tão falado nas ‘rodas políticas’ como nessas últimas semanas!!! Perceberam como tá ‘todo mundo’ dizendo que ele está de ‘malas prontas’ para voltar ao governo Flávio Dino???!!! O próprio Jerry desconversa, mas é dado como favas contadas que ele regressará para ajudar o grande amigo e correligionário nessa operação complicada para montar a sucessão de 2022!!! Bom, tem rumo…, o ‘cabra’ da Rua do Cancão transita bem na base do governador, goza de total confiança e conhece como poucos o pensamento e modo de agir de Flávio Dino, já que os dois atuam juntos desde os tempos de movimento estudantil secundarista!!! Mas para onde Jerry vai???!!! Eis o mistério que brevemente será revelado!!!

*** Ainda sobre o líder dos comunistas, uma ‘adjunta’ da ‘muriçoca chipada’ que Dr. Pêta instalou ali nos altos do Palácio de La Ravardière flagrou o ‘dito-cujo’ sexta feira, à tarde, entrando para o gabinete do prefeito Edivaldo!!! Seria muito normal a conversa, já que os dois são amigos, não fosse o desconforto gerado com a ausência total do prefeito na campanha do segundo turno!!! Flávio Dino dava como certa a presença de Edivaldo!!! Bom, se aconteceu mesmo a conversa de sexta, pode ter sido para ‘repavimentar’ pontes!!!

*** A propósito de ‘pavimentação’ de pontes, a fala do prefeito eleito Eduardo Braide no TRE-MA, essa semana, foi de muita maturidade!!! “Leve ao governador do Estado (Flávio Dino) que o momento é de união e que a prefeitura de São Luís sempre estará de portas abertas para fazermos as parcerias em prol do povo da nossa cidade”!!! O recado de Braide foi dado ao vice-governador Carlos Brandão, durante discurso na solenidade em que foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no meio da semana!!! APLAUSOS!!! Dr. Pêta lembrou até do inesquecível samba do craque Júnior (lateral esquerdo da seleção brasileira), depois da ‘fatídica’ derrota do Brasil para a Itália (3 a 2) na Copa do Mundo de 82!!! “Eu sei que a saudade em seu peito ainda arde / mas levante a cabeça compadre / o que passou, passou / Porque a vida sempre foi um perde ganha / quem não bate apanha / isso é natural / O importante é manter a cabeça erguida / pra cicatrizar a ferida e levantar a moral…”!!! Ao colocar a palavra ‘saudade’ na música, Júnior quis se referir à saudade do belo futebol apresentado pela seleção do quarteto Falcão, Cerezo, Zico e Sócrates que encantou o mundo!!! Que saudade…, e quanta injustiça!!!

*** E o Max Barros, hein!!! Depois do convite feito pelo prefeito eleito Eduardo Braide (e aceito) para que ele integrasse a equipe de transição, surgiram algumas especulações de que o ex-titular da Sinfra poderia vir a integrar o futuro secretariado municipal, especificamente, como titular da Semosp (Secretaria de Obras)!!! Inquieta, a ‘muriçoca chipada’ ‘caiu em campo’ e apurou que de fato Braide convidou Max para fazer parte da equipe!!! No entanto, segundo uma fonte próxima do prefeito eleito, Barros agradeceu e afirmou que não desejaria mais ocupar cargos no poder executivo…, e se colocou à disposição para colaborar, no que fosse necessário, fora da estrutura do governo, porque acredita na futura gestão de Eduardo na Prefeitura de São Luís!!! Foi depois dessa conversa que Braide pediu a Max Barros que fizesse parte da equipe de transição!!!

*** Essa aconteceu num ‘restaurante-conveniência’, especializado em carnes, aqui na ‘Grande Ilha’!!! Um deputado da bancada maranhense, que faz oposição ao governo Dino, tentava ‘esquartejar’ um colega de parlamento, assim meio que descontrolado já, quando foi surpreendido por um irmão da ‘vítima’, que ele não contava estar por perto ouvindo tudo!!! Meu amigo, pense num ‘climão’!!! Da paz, o irmão do deputado partiu para as ‘elegâncias’ e defendeu o mano tão bem, que não restou ao antagonista, consciente do erro, pedir escusas!!! ‘Rapá’…, ‘prestatenção no serviço’!!! Da próxima vez, vê se o ambiente tá ‘liberado’, hahahahahahahaha!!! Agora, engraçado mesmo é que esses congressistas aparentam ‘se estranhar’, mas lá em Brasília se entendem perfeitamente bem!!! Vá compreender!!!

*** Quando março/2021 chegar, o governador Flávio Dino tem uma nova batalha!!! Não como chefe do executivo maranhense, mas como escritor!!! Postulante à cadeira 32 da Academia Maranhense de Letras, Dino enfrentará nas urnas os escritores Rossini Corrêa, Antônio Guimarães de Oliveira, José Carlos Sanches e José Eulálio Figueiredo!!! A “briga” não vai ser fácil!!! A disputa começou antes mesmo de Flávio se inscrever como candidato, no último minuto do prazo!!! Pense numa disputa renhida, hahahahahahaha!!!

*** ‘Vira e mexe’ o nome do secretário Felipe Camarão (Seduc) surge como alternativa de Flávio Dino para disputar um cargo executivo!!! No começo de 2020, Camarão seria o candidato do governador a prefeito de São Luís!!! Agora, com as peças se mexendo no tabuleiro da sucessão governamental de 2022, Felipe seria o ‘rei’ de Flávio!!! Eita gente que sabe de tudo e erra tudo!!! Pior é ficar falando e especulando sobre 2022, quando 2021 ainda nem começou!!! Affffffffffff…, não tem quem aguente!!!

*** A Prefeitura de São Luís fez a reforma da Praça da Alegria, uma das mais tradicionais da capital maranhense!!! Tudo bem…, ficou bonita!!! Só que, por falta de um vigia, vândalos estão roubando as pedras de mármore, colocadas nos canteiros, que serviam para as pessoas sentarem!!! Detalhe: os ladrões tiveram todo tempo do mundo para o roubo, pois as pedras são pesadas e é preciso uma caminhonete ou mesmo uma carroça para levá-las!!! Será que ninguém viu nada???!!! Nem o vigia de um centro de ensino infantil que fica no meio da praça???!!! “Jesus”!!!

*** Rapaz, ninguém respeita os aposentados!!! Senadores e deputados federais falaram tanto num décimo quarto salário para eles, terminou o ano legislativo e nada foi sequer ‘tocado’ no plenário do Congresso Nacional!!! Assim, os velhinhos, que estavam com a ‘mão coçando’ para pegar a grana, vão ficar mesmo é “como dantes no quartel de Abrantes”!!!

*** Viram aí a notícia, esta semana, de que as práticas e tradições relacionadas ao preparo e ao consumo do cuscuz foram declaradas Patrimônio Imaterial da Humanidade???!!! Pois é…, reunido por videoconferência, o Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sob a Presidência da Jamaica, aprovou a proposta apresentada em conjunto por Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia!!! Esses países haviam argumentado que tais saberes e práticas, parte integrante de seu patrimônio cultural, eram praticados por todas as populações de Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia, de todos os gêneros, de todas as idades, sedentários ou nômades, rurais ou urbano, incluindo os imigrantes, e em todas as circunstâncias: dos pratos do dia a dia às refeições festivas!!! Só falta, agora, a Unesco declarar Patrimônio Imaterial da Humanidade a fábrica do Cuscuz Ideal, em São Luís!!! E por que não, também, a famosa ‘fabrica de papagaios’ do ‘Zezé Caveira’, na Cajazeiras???!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar….

MISTÉRIO

*** O que será que o prefeito eleito de São Luís quis ‘passar’ quando, num bom restaurante, almoçou com o ex-governador José Reinaldo Tavares???!!! Alguns ‘colunistas’ se apressaram logo em ‘noticiar’ que Zé Reinaldo seria influente secretário ludovicense no governo Braide!!! E o ex-governador, no dia seguinte, começou a receber visitas e telefonemas de “velhos amigos”!!! Zé Reinaldo parece Fênix: quando pensam que ‘morreu para a política’, o ‘cabra’ volta com muito prestígio!!! O ano de 2022 vai ter muita coisa!!!

*** Qual prefeitura da “Grande Ilha” lançou Edital de Convocação para candidatos aprovados em concurso, em agosto deste ano, e agora em dezembro lançou outro edital nos mesmos termos???!!! Mas cadê o edital de agosto???!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Qual empresário arrendou uma barraca na Litorânea, não ‘se coçou’ por vários messes e acabou sendo defenestrado???!!! Pois é…, agora tá fazendo sucesso com um “Hand Evoo” na Península!!!

*** Quem foi a ‘socialite lojistas’ que passou parte da manhã de sábado (ontem) “se entupindo” com tira-gostos de picanha, queijos, salames, pães e cervejinhas artesanais IPA na degustação de Natal da Fribal da Ponta da Areia???!!! Imagina se estivesse na companhia daquele empresário do ramo de pesquisas…!!! Aí a ‘degu’ entraria pela noite com um sopinha bem quente, hahahahahahahahaha!!!

*** Por quê será que todos os dias tem agência do BB que não funciona em São Luís???!!! Algum ‘sintoma’ de que já começou o processo de sucateamento para vender a maior instituição bancária da América Latina???!!!

*** Cadê a ‘bomba atômica’ anunciada para a semana que finda por um blogueiro da ‘Grande Ilha’ contra um prefeito ‘pupilo’ de parlamentar da bancada maranhense, presidente de entidade???!!! Será por que a postagem foi ‘abortada’???!!! Ao menos essa semana não se viu nada!!!

1 pensou em “Colunaço do Dr.Pêta: A licença de Flávio Dino, Jerry no governo, Edivaldo, Braide e a gestão interina de Brandão

  1. É doutor Pêta, Jerry transita bem na base do governador, é do nosso conhecimento, agora que ele gozava, não sabia.
    Obrigado pelas informações , sem elas eu não viveria.

Deixe uma resposta