O coronel Pitágoras Mendes Nunes assumiu, no fim da tarde desta quarta-feira (18), o comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), sucedendo o coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, que permaneceu à frente da corporação durante o último um ano e meio. A transmissão do cargo foi oficializada em solenidade na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira, em São Luís.
Maranhense natural de São Luís, o coronel Pitágoras Mendes Nunes, 45 anos, é bacharel em direito e biologia. Antes de ser nomeado como novo comandante-geral da PMMA, ele ocupava o cargo de secretário-adjunto de Estado do Gabinete Militar do Governador. Também foi comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz e do 7º Batalhão de Polícia Militar de Pindaré-Mirim, entre outras funções na corporação.
“O Coronel Pitágoras é um oficial preparado da Polícia Militar. Ele terá todo o nosso apoio porque o objetivo da Secretaria de Segurança Pública é um só: integrado com todas as nossas instituições, fazer o melhor pelo povo do Maranhão, seguindo sempre as diretrizes do nosso governador Carlos Brandão. Devemos fidelidade às nossas instituições e ao nosso compromisso de melhor servir a sociedade”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
A solenidade de passagem de comando contou com a presença da cúpula de segurança: o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo; o diretor do Centro Tático Aéreo (CTA), coronel Magno Lima; o diretor do Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops), coronel Wallace Amorim; o diretor do Centro Inteligência de Segurança Pública (CISP), delegado Luís Jorge; e a perita Gislen Pinheiro, representando a Perícia Oficial do Estado.
“Me sinto muito honrado pela confiança que em mim foi depositada, tanto pelo governador Carlos Brandão, como pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Martins. A Polícia Militar do Maranhão é uma instituição de 188 anos, de homens e mulheres que trabalham diuturnamente para defender a sociedade maranhense, e o compromisso que eu aqui selo é o de dar o meu melhor para avançarmos cada vez mais”, declarou o novo comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Mendes Nunes.
Durante a solenidade, foram destacadas a importância da integração entre as forças de segurança e o compromisso da corporação em aprimorar o trabalho de reduzir cada vez mais os índices de criminalidade e garantir proteção à sociedade maranhense.
O novo comandante foi prestigiado por familiares, colegas de corporação e outras autoridades presentes.
Respostas de 3
Bom dia nobre jornalista bem informado, o coronel Pitágoras nunca comando o 3° BPM trabalhou lá como aspirante a oficial e também não comandou o 7° BPM só trabalhou lá e outra nunca comandou nenhum batalhão na polícia Militar não tem experiência de comando de batalhões na PMMA, e o mais moderno dos coronéis dos 41 que existem nesta instituição foi promovido em agosto de 2024 ao posto de coronel ou sejavai fazer 4 meses neste posto ou seja inexperiente para cargo. Sabemos que é prerrogativa do governador de nomear
Impressiona como o governador Brandão não se importa por quaisquer critica ao seu modelo feudal de governar. A escolha do novo comandante da PM, um Oficial do palácio que promoveu recentemente, apenas confirma que Brandão manterá o planejamento de fazer o sucessor de qualquer maneira visto que não confia em ninquém que não seja do seu núcleo familiar e apadrinhados. A gente vê isso com extrema tristeza, o desejo de Brandão de manter poder a qualquer preço custará caro ao estado , que afundará ainda mais nos já expressivos numeros de pessoas sem perspectiva de futuro. O governo comemora numeros de vagas de empregos , que são aqueles gerados pelo comercio tão somente, não recordo de uma industria de porte ter se instalado no Maranhão nos últimos anos e nem se instalará diante de um governo que tem a mais alta carga de ICMS do Brasil e que governa o estado como sendo propriedade da familia. Esse filme todos nós já assistimos e sabemos o final dele.
Caro John Cutrim, vocês da imprensa tem a obrigação profissional e ética de checar as informações que lhes são repassadas, antes de publicar.
Esse Coronel Pitágoras tem apenas 20 anos de corporação, é o Coronel mais recruta e NUNCA, repito, NUNCA COMANDOU OS BATALHÕES DE IMPERATRIZ E PINDARÉ, ele sequer trabalhou nessas duas cidades.
Ele fez um CFO de 04 anos, depois passou 06 anos trabalhando em um Colégio Militar e já tem 10 anos trabalhando no gabinete militar do Governador, 10 +6+4=20, essa é a trajetória profissional dele, a verdade é que ele nunca trabalhou na atividade policial militar, não tem nenhuma experiência de comando, mais uma vez o Governador Brandão menospreza a PMMA, ao escolher um dos seus ajudantes de ordem inexperientes, para comandar a instituição, assim como fez quando nomeou o improbo Paulo Fernando.