Creche-Escola Sementinha homenageia escritores maranhenses na XIII Mostra Cultural

“Minha terra semeia escritores” foi o tema da XIII Mostra Cultural promovida pela Creche-Escola Sementinha, nesta sexta-feira (1º). Os alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental fizeram apresentações baseadas em obras de escritores maranhenses consagrados e, também, contemporâneos.

Em encenações apresentadas aos pais, que prestigiaram o momento lúdico, foram abordadas obras de escritores como José Louzeiro, Maria Firmina dos Reis e Bandeira Tribuzi, além do jornalista Othelino Filho, pai do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto; e Elvis Franco, que faz parte da nova safra de autores maranhenses. As obras exploradas abordavam temáticas desde o cuidado com a saúde, a alimentação, o bullying, as lendas de São Luís e traços da cultura maranhense.

Segundo a diretora da Sementinha, Ilza Lima, a mostra cultural é uma continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano sobre os escritores maranhenses. “É um trabalho que tem muito aprendizado, tanto na preparação da mostra, como nos estudos e pesquisa, que culminaram nas apresentações de hoje. É um aprendizado para os alunos e, também, para os professores”, destacou.

Os pequeninos da Creche-Escola Sementinha também participaram ativamente da Mostra Cultural

Os pequeninos da Creche-Escola Sementinha também participaram ativamente da Mostra Cultural

O escritor Elvis Franco, que teve a sua obra “Do Palco da Escola” encenada durante a mostra, comentou a importância da atividade como um incentivo à leitura e à produção literária.

“É um trabalho importante, pois as crianças vão conhecer os autores contemporâneos. Infelizmente, nós temos poucos autores de textos teatrais infantis em São Luís. A leitura influencia diretamente no comportamento da criança na escola, em casa, e eles vão levar para a vida deles. A partir da leitura desses novos escritores, eles podem desenvolver também suas habilidades na escrita e na fala”, afirmou o escritor.

O escritor Elvis Franco, autor da obra "Do Palco da Escola”, ministrou palestra na Mostra Cultural

A professora Sânzia Cristina, que acompanhou todo o processo de produção da equipe, também destacou a relevância da mostra cultural. “A nossa turma teve todo um estudo baseado na trajetória de José Louzeiro, no processo da diabetes, o quanto ele sofreu e, também, falamos sobre o Othelino Filho, pai do presidente da Assembleia, que teve uma trajetória tão brilhante em São Luís. É muito importante trabalharmos a literatura em sala de aula, para que os alunos sejam conhecedores dos escritores maranhenses”, explicou a educadora.

Para os pais, o momento foi de puro orgulho dos filhos. “É muito importante para as crianças desde cedo terem contato com a cultura, pois o nosso estado tem muitos escritores. Então, é importante a escola estar vivenciando e colocando isso no dia a dia deles, pois a leitura vai influenciar muito na vida de cada um e, quem sabe um dia, também tornem-se escritores”, disse a esteticista Magally Muniz, mãe da pequena Sofia.

Pais e convidados prestigiaram os trabalhos dos alunos na Mostra Cultura

Deixe uma resposta