• Equipe gestora da Seduc/MA se reúne para planejar retorno do trabalho presencial

    O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, reuniu, na noite desta segunda-feira (26) com equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das Unidades Regionais de Educação espalhadas pelo estado para tratar sobre o retorno ao trabalho presencial nas unidades administrativas ligadas à Secretaria, a partir do próximo dia 1º. Atendimento ao público externo segue suspenso até dia 7.

    Entre os pontos tratados para a retomada do trabalho presencial, será adotada uma série de medidas que deverá ser seguida por todos, de modo a garantir a convivência mais segura, entre as quais o uso obrigatório de máscaras em todas as dependências, higienização das mãos frequentemente, inclusive ao entrar nos prédios, além do distanciamento mínimo de 2 metros entre os demais servidores.

    O secretário Felipe Camarão explicou que todo o processo de retomada será realizado com muita cautela e prudência para minimizar os riscos. Os chefes imediatos dos diversos setores ficarão incubidos de realizar revezamento entre os servidores e a adoção de horários alternativos para o trabalho presencial, além da continuidade do trabalho remoto, sempre que possível.

    “Estamos atravessando um momento atípico, que pegou de surpresa todo o mundo. Assim como tivemos a prudência para paralisar nossos trabalhos presenciais, em março, agora redobraremos os cuidados para essa retomada. Nesse primeiro momento não abriremos o atendimento ao público e nossa equipe seguirá estudando formas para lidar com o momento, evitando aglomerações, o entra e sai de pessoas na Secretaria. São muitos pontos que estando estudando minuciosamente, para garantir a maior segurança possível a todos nós”, destacou Felipe Camarão.

    Para a gestora da Regional de Imperatriz, Orleane Santana, a reunião foi muito importante e esclarecedora, pois passou orientações e sanou dúvidas sobre como deverá ser o retorno das atividades administrativas. “Será uma volta gradativa, com rodízio de servidores, com todos os equipamentos de segurança necessários e sistemática de organização do atendimento para evitar aglomeração, são algumas das medidas que serão tomadas e que deram a nós, gestores regionais, um grande alívio, minimizando nossa preocupação.  As diretrizes apresentadas de como será o retorno às aulas, quando isso for acontecer, também nos tranquilizou bastante, pois será feita de forma acolhedora e humanizada, e minuciosamente planejada, para que nossos gestores, professores e estudantes retornem às aulas com segurança e tranquilidade”, declarou.

    “Não é apenas voltar, mas voltar em segurança com equipamentos de proteção individual e cuidados necessários para a proteção de todos. Será um momento ainda tímido e de receio, mas de grande significado para nós servidores. Voltaremos de forma gradativa e com atendimento limitado ao público, necessários a esse momento. As orientações de retorno por parte do secretário foram plausíveis e demonstram a preocupação não só em servir, mas também proteger a todos”, ponderou o diretor da Regional de Zé Doca, Ezequiel Vilar.

    Confira alguns dos pontos sobre o retorno ao trabalho presencial das unidades administrativas da Seduc:
    • O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes da Seduc;
    • Higienização das mãos antes de entrar nos prédios e sempre que necessário;
    • Distanciamento de 2 metros entre as pessoas, incluindo todos os ambientes de trabalho;
    • Caso haja necessidade, será feito rodízio com os servidores e manutenção do trabalho remoto;
    • Os ambientes serão constantemente higienizados, e mantidos sempre arejados e com ventilação natural;
    • Os servidores do grupo de risco (idosos, gestantes, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, pessoas submetidas a tratamento de saúde que provoque redução da imunidade) seguem dispensados do trabalho presencial até o dia 15 de junho;
    • As atividades nas escolas permanecem suspensas e novas determinações específicas para as instituições de ensino serão publicadas posteriormente, em novo decreto do Governo do Estado.

    Deixe uma resposta