• Fred Campos perde popularidade e Jorge Maru cresce em nova pesquisa em Paço do Lumiar

    O Instituto de Pesquisa Centauros divulgou uma nova pesquisa nesta sexta-feira (15), trazendo informações relevantes sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Paço do Lumiar. Os resultados revelam uma queda na popularidade do pré-candidato Fred Campos, do partido Progressistas, em comparação com a pesquisa anterior realizada em agosto. Por outro lado, o pré-candidato Jorge Marú, do partido Republicanos, apresentou um crescimento significativo em sua intenção de voto.

    Espontânea
    Na categoria de resposta espontânea, na qual os entrevistados mencionaram nomes sem ter opções pré-definidas, Fred Campos manteve-se com 12% de intenção de voto, o mesmo percentual obtido na pesquisa de agosto. Já Jorge Marú obteve um notável aumento de três pontos percentuais, chegando a um total de 10%.

    Já Gilberto Aroso (MDB) apresentou uma queda significativa, passando de 10% para 6%. Outros pré-candidatos estão mais distantes, com Francisco Neto obtendo 3%, a professora Karla Sobreiro com 2%, Roberval do PSOL com 1,5%, o secretário de infraestrutura Walburg Neto com 0,3% e o vereador Inácio com 0,2%. A maior parte dos entrevistados, 65%, não soube opinar ou não indicou preferência.

    Estimulada
    Na pesquisa estimulada, em que os entrevistadores mencionaram os nomes dos pré-candidatos, Fred Campos registrou uma queda, passando de 34% em agosto para 27% agora. Jorge Marú, por sua vez, apresentou um crescimento, alcançando 21% em relação aos 14% de agosto. Gilberto Aroso teve uma queda significativa, passando de 12% para 7%. Francisco Neto obteve 5%, a professora Karla Sobreiro 4% e o ativista Roberval do PSOL 3%. Os demais candidatos não atingiram 1% de intenção de voto. Os votos nulos, brancos ou em nenhum candidato somaram 12,5%, enquanto 20% dos entrevistados não souberam opinar.

    Rejeição
    No quesito rejeição, Fred Campos lidera com 41%, seguido por Gilberto Aroso com 23%, a professora Karla Sobreiro com 12%, Jorge Marú com 10%, Francisco Neto com 5% e Roberval do PSOL com 4%. Entre os entrevistados, 5% não souberam opinar.

    Avaliação da prefeita e do governador: Em relação à gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), 40% aprovam sua forma de governar, enquanto 45% desaprovam. No caso do governador Carlos Brandão, 55% aprovam sua forma de governar, enquanto 25% desaprovam.

    Apoio de Flávio Dino
    Quando questionados sobre o apoio do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para um candidato a prefeito, 53% dos eleitores responderam que votariam no candidato apoiado por ele, enquanto 32% afirmaram que não votariam de jeito nenhum. 15% não souberam opinar.

    Avaliação dos vereadores
    Na categoria de vereadores(as) mais atuantes da atual legislatura, Fernando Feitosa lidera com 5%, seguido por Rafael Neves com 4%, Inácio Ferreira com 3%, Alexisandra Garcia com 2,5%, Fábio Henrique com 2%, Wellington Sousa com 2%, Mauro Multibancos com 1%, Drielle da Pindoba com 1%, Vanusa com 1%, Orlete Mafra com 1%, Fernando Muniz com 0,5%, Major Roberto com 0,5%, Miau Oliveira com 0,5%, Fernandinho com 0,5%, Ana Lúcia com 0,3%, Paulo Henrique com 0,2%, Mary do Mojó com 0,2% e Bianca Mendes com 0,1%. A maioria dos entrevistados, 74,7%, não soube opinar.

    Avaliação dos secretários

    Quando questionados sobre os secretários municipais mais atuantes de Paço do Lumiar, Walburg Neto, secretário de Infraestrutura, lidera com 5%, seguido por Biné Amado, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, com 3%. Yanne Pessoa, secretária de Educação, obteve 1%, Danielle Oliveira, secretária de Saúde, 0,5%, e Leno Gouveia, secretário de Cultura, Esportes e Lazer, 0,1%. A maior parte dos entrevistados, 90,4%, não soube opinar.

    Conclusão: A pesquisa Fred Campos revela uma queda de popularidade do pré-candidato em Paço do Lumiar, com Jorge Marú apresentando um crescimento significativo. Os eleitores também expressaram suas avaliações em relação à prefeita, ao governador e aos vereadores e secretários municipais. Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de setembro de 2023, com uma amostra de 800 entrevistados e uma margem de erro de 2%.

    Respostas de 3

    Deixe uma resposta