Luciano Genésio tem registro de candidatura impugnado pela justiça e está fora das eleições 2026

O registro de candidatura do ex-prefeito de Pinheiro, João Luciano Silva Soares para o cargo de deputado federal é alvo de uma ação de impugnação na Justiça Eleitoral do Maranhão.

De acordo com documento processual datado de 15 de agosto de 2026, o caso tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no processo nº 0600536-66.2026.6.10.0000.

A ação tem como impugnante o Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão. Também consta no processo a Federação União Progressista (44-União/11-PP) como requerente do registro de candidatura do impugnado.

Luciano Genésio ficou inelegível após ter suas contas do exercício financeiro de 2020 reprovadas pelo TCE, e logo em seguida pela câmara de Pinheiro, que seguiu o parecer do TCE e também reprovou as contas, tendo sido apurado um deficit financeiro de mais de 10 milhões de reais nos cofres públicos municipais, frente a um volume astronômico de quase 54 milhões de reais inscritos em restos a pagar, conforme análise do TCE/MA.

Outra causa de inelegibilidade de Luciano Genésio é a desaprovação definitiva, pelo TCE/MA, da prestação de contas do convênio 135/2017, destinado ao transporte escolar, tendo sido apurado um rombo de mais de 83 mil reais nos cofres públicos estadual e municipal.

Mesmo sabendo da sua inelegibilidade, Genésio estava alimentando a sua candidatura que não tinha condições jurídicas de se manter viva.

A impugnação do registro mostra que ninguém está acima da lei, e que a justiça está atenta, para que casos como esses não passem despercebidos pelo povo.

Deixe uma resposta