Lula almoça com Sarney

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou na tarde desta quinta-feira (6) com o ex-senador José Sarney (MDB), em Brasília.

Lula chegou ao meio-dia na residência de Sarney, no Lago Sul. Os dois almoçaram juntos.

“O [ex-]presidente [Lula] queria vê-lo, também a dona Marly [esposa de Sarney], então, foi fazer uma visita. O [ex-]presidente Sarney tem um grande carinho pelo [ex-]presidente Lula, um grande respeito, e é recíproco também”, disse a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann.

Na terça-feira, Lula esteve com outro maranhense, o senador Weverton Rocha (PDT). Num jantar, foi iniciado as tratativas para uma aliança entre petistas e pedetistas no estado.

Vacinado, Sarney, 91 anos, deixou o retiro político de mais de um ano. Já recebeu Jair Bolsonaro —  que lhe prestou continência —  e,  ontem,  reuniu-se  com um grupo de desembargadores da Andes.

“[A visita de Lula] não tem nada a ver com a visita de Bolsonaro. [O encontro] já estava pensado pelo [ex-]presidente Lula em, vindo a Brasília, fazer uma visita ao ex-presidente Sarney, que, aliás, sempre foi solidário com o [ex-]presidente durante todo esse tempo aí que ele lutou para denunciar o processo de injustiça, da prisão dele, o processo de Sergio Moro”, disse Gleisi.

Lula e Sarney sempre foram muitos próximos, desde quando o oligarca maranhense, presidente do Senado, deu governabilidade ao governo petista, impedindo um impeachment de Lula àquele época.

No episódio dos atos secretos em que Sarney nomeou parentes no Congresso, Lula disse que Sarney tem história no Brasil suficiente para que não fosse tratado como uma pessoa comum.

Diante da candidatura de Lula em 2022, o PT busca uma reaproximação com o MDB. E Sarney, como presidente de honra emedebista, continua sendo uma figura influente dentro do partido.

2 pensou em “Lula almoça com Sarney

Deixe uma resposta