Maranhão volta a subir no ranking nacional da imunização e já é o 9º estado brasileiro que mais vacina

O Arraial da Vacinação promovido pelo Governo do Maranhão em várias cidades já vem apresentando resultado positivo. Em uma semana, o Maranhão volta a subir no ranking nacional de imunização, saindo da 13ª posição para o posto de 9º estado do país que mais vacinou, considerando o número de doses aplicadas a cada 100 habitantes.

Segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, o Maranhão já vacinou 38,1% de sua população adulta com a primeira dose de imunizante. Já foram aplicadas 1,8 milhões de doses iniciais contra a Covid-19.

Ranking disponibilizado pelo jornal Folha de S. Paulo, revela que até abril o Maranhão ocupava apenas a 24ª posição no ranking proporcional da vacinação no Brasil.

São João da vacina

Para acelerar o processo vacinal, o governador Flávio Dino vem anunciando a cada semana novas edições do Arraial da Vacinação, mutirões vacinais que chegam a superar 40 horas ininterruptas de inoculações, sempre com atrações que fazem parte do São João do Maranhão, uma forma de compensar os artistas e grupos culturais que foram afetados pelo segundo ano seguido com a não-realização da festa. em virtude da pandemia. Edições do Arraial da Vacinação serão realizadas até o dia 30 de junho, contemplando várias regiões do Maranhão.

Alcântara é a primeira cidade do país com 100% de sua população adulta imunizada (Foto: Gilson Teixeira)

“É entregando vacinas para todo mundo e o mais rápido possível que vamos conseguir imunizar a maior parte da população maranhense”, sintetizou o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, durante o Arraial da Vacinação na cidade de Açailândia.

O Arraial da Vacinação de Açailândia foi apenas um dos que já foram realizados pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. Os próximos acontecerão em cidades como Balsas, Tutóia, São João dos Patos, Pinheiro, Caxias e Coroatá.

Alcântara e prêmios para vacinados

Nesta semana, o estado também conseguiu emplacar outra grande conquista na corrida pela imunização em massa: o município de Alcântara foi a primeira cidade do país a atingir a totalidade da vacinação de sua população adulta contra a Covid-19. E para reforçar o interesse da população pela vacina, o governador anunciou que o Governo do Maranhão vai sortear prêmios no valor de até R$ 10 mil para quem tomar a segunda dose do imunizante.

“Teremos ainda uma premiação, que será um sorteio, no estado inteiro, para todas as pessoas se animarem a cumprir o itinerário completo da vacinação. Alcântara entra para a história do combate à pandemia no Maranhão e no Brasil. É a primeira cidade brasileira que completa a primeira dose em toda a população adulta. Vamos avançar na segunda dose e, também, em outras cidades do Maranhão”, afirmou o governador Flávio Dino.

Deixe uma resposta