Nota divulgada por entidade médicas maranhenses nesta sexta-feira, 27, confirma que o isolamento social, medida preventiva defendido pelo governador Flávio Dino (PCdoB), ainda é a forma mais eficiente para estancar a proliferação do novo coronavírus.
Segundo o coletivo dos médicos, o isolamento social “é o único meio adequado ao combate do alastramento da Pandemia de novo Coronavírus (Covid-19), até que ultimadas todas as medidas de aparelhamento necessárias à administração da crise sanitária instalada”.
Flávio Dino usou as redes sociais para comentar o conteúdo do documento, que vai na contramão das recomendações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estimula o fim do confinamento em massa no Brasil.
“Como tenho dito, faço uma gestão séria e técnica, não baseada em achismos ou extremismos. Assim, seguiremos as diretrizes científicas, enquanto forem necessárias”, pontuou Flávio Dino.
No documento, o Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed-MA), Conselho Regional de Medicina (CRMMA) e a Associação Médica Brasileira (AMB-MA) pedem que as autoridades mantenham o regime de isolamento para conter a curva de crescimento do vírus.
Sem provas
Os médicos maranhenses afirmam que “não há base científica” para comprovar que o isolamento vertical defendido por Bolsonaro (medida que prevê quarentena apenas para idosos e pessoas com doenças prévias), seja “instrumento hábil de combate à dissipação da Pandemia”.