Notas do Dr.Pêta

PETINHADAS –

*** Nesta tão aguardada segunda-feira, 31, enfim, o Palácio dos Leões deve “bater o martelo” no ponto crucial da sucessão do governador Flávio Dino!!! A reunião marcada para amanhã, que será presidida pelo governador do Estado, vai selar a sorte do vice-governador Carlos Brandão e do senador Weverton Rocha, principais pretendentes à sucessão de Dino!!! Sob a liderança de Flávio, dirigentes partidários da aliança governista decidirão quem dos dois – Brandão ou Weverton – será o candidato do grupo ao Palácio dos Leões!!!

*** Ao longo das últimas semanas, os dois pré-candidatos movimentaram-se com intensa agenda em busca de apoio na seara político-partidária, e conseguiram chegar à reta final cacifados, cada um ao seu modo!!! Na edição do domingo passado, 23, o JP estampou em manchete a informação de que Carlos Brandão fechou acordo para ingressar no PSB, o que, se confirmado, pode levá-lo a selar acordo também com o PT!!! Nessa mesma edição, o JP informou que Weverton se movimenta confiante de que, mesmo com a candidatura de Ciro Gomes, poderá firmar aliança com o PT!!! Brandão chegou à reta final, portanto, com um pé no PSB, o que, se confirmado, aumentará expressivamente o seu poder de fogo, a começar por uma aliança com o PT!!! Weverton, por sua vez, ganhou um candidato a presidente do seu partido, Ciro Gomes, mas viu ficar mais afastada a possibilidade de montar dois palanques presidenciais; um com seu colega de partido e outro com ninguém menos do que o líder petista Lula da Silva!!!

*** As apostas são elevadas nos dois campos, as especulações correm freneticamente, e o fato é que – a julgar pelas mensagens lançadas nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais – Brandão está otimista, e Weverton exibe confiança!!!

Brandão chegou à reta final como o nome apoiado pelo governador Flávio Dino, por seis partidos da base, por maior número de deputados federais, por mais da metade dos 42 integrantes da Assembleia Legislativa do Estado e de várias dezenas de prefeitos!!! Todas as informações indicam que ele está a um passo do PSB, para onde deve migrar nos próximos dias, com o aval dos comandos estadual e nacional do partido, conforme declaração enfática do presidente da agremiação socialista, deputado federal Bira do Pindaré!!! Além disso, o vice-governador reuniu-se recentemente com líderes do PT, dando um passo decisivo para receber o apoio da agremiação e do ex-presidente Lula!!! Isso sem contar o fato de que será o governador titular a partir de abril, passando a brigar pela reeleição sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões!!!

*** O senador Weverton, além do apoio do seu partido, mantém-se na corrida pela vaga de candidato governista com o suporte de líder nas pesquisas de opinião feitas até agora, respaldado pela senadora Eliziane Gama, por um expressivo número de deputados federais, por cerca de 13 deputados estaduais – entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto – e por pelo menos 60 prefeitos, incluindo o presidente da Famem, Erlânio Xavier, homem forte do seu projeto!!! Com fôlego redobrado, Weverton trabalha para receber o apoio do PT e fazer uma dobradinha com o ex-presidente Lula, que manifestou intenção de apoiá-lo diante do fato de o vice-governador Carlos Brandão pertencer ao PSDB!!! Chega agora ao momento da escolha embalado por uma pré-campanha forte!!!

*** Brandão, além da condição de vice alinhado com o governador e conhecedor profundo do governo em andamento, tem afirmado que, se eleito, dará continuidade aos atuais programas em execução, acrescentando, ainda, que está elaborando um plano de governo que prevê a atração de investimento em industrialização e no incremento do turismo como fatores de geração de emprego e renda!!! Weverton, senador no meio do primeiro mandato, adotou um discurso afirmando que pretende ir além do atual governo, com foco no incentivo à industrialização e na exploração do potencial turístico do estado, de modo a tornar o Maranhão “mais feliz”!!! Eis, portanto, o cenário deste dia D, com um detalhe inquestionável: o governador Flávio Dino, ao contrário do que seus adversários tentaram fazer crer, está mais firme do que nunca na liderança deste processo sucessório de 2022!!! Assim, a sorte está lançada!!!

*** Bom, e em meio a tantas narrativas dos dois lados – Brandão e Weverton –, o que se poderia dizer???!!! Sabe-se que Flávio Dino decidiu que o mandato dele não acaba com a sua saída do governo!!! O governo vai até o fim de dezembro de 2022…, e ele sabe que Brandão é quem pode dar essa continuidade…, e, reelegendo-se, garantir mais quatro anos de avanços, conforme o seu entendimento!!! Outros poderiam fazê-lo, mas, na concepção de Dino, Carlos Brandão seria o mais indicado e melhor para essa missão: “Mais preparado, ficha limpa e conhecedor do governo como um todo”, avaliam ‘brandonistas’ próximos do governador!!! Para estes, assim não precisa de transição, não precisa conhecer a máquina, nada disso…, os avanços continuariam!!!

*** Já os apoiadores próximos de Weverton acreditam que, diante dessa situação toda, Flavio deveria ter “prudência na condução desse diálogo, deixando no extremo os candidatos do grupo dele se resolverem na convenção ou na urna…, e ele administrando a sua eleição, que, por enquanto, conta com o apoio de todos”!!! Acham, também, que na hora que Flávio se posiciona em favor de Brandão, que escolhe um lado, “as torcidas acirram, o que, obviamente faria o governador sair da posição de conforto em que se encontra até o momento”!!! As convenções serão em julho!!! Até lá os pré-candidatos terão tempo suficiente para saberem da sua viabilidade”, avaliam os apoiadores do senador pedetista!!!

*** Na verdade, essa situação toda é muito ruim para o Maranhão!!! Foram tantos anos de briga, e agora que acabou esse clima, que há quase oito anos não existe mais a “guerra Sarney x anti-Sarney”, o estado está prestes a entrar numa nova ‘guerra’, e dentro do próprio grupo que conseguiu essa paz benéfica para o desenvolvimento do estado!!! Não dá para acreditar, como pensam os ‘wevertistas’, olhando para o exemplo do Ceará, que de repente isso seja bom para a democracia do estado…, que essa democracia, fortalecida, ajudaria no desenvolvimento do Maranhão!!! Como uma ‘guerra’ que se anuncia, de não se sabe quantos anos mais, pode ajudar a fortalecer a democracia do estado e ajudar no seu desenvolvimento!!!

*** Flávio Dino não é apenas ‘árbitro’ desse ‘jogo’…, ele é o principal jogador de um time, e o time dele, escolhido por ele, é Brandão!!! Se escolheram jogar em outro time, isso não dá o direito de quem fez essa escolha de pedir ao melhor jogador desse time para não jogar, para não entrar em campo!!! Se Flávio Dino fosse pensar na eleição de senador, se fosse um projeto pessoal, ele faria jogo duplo…, iria de Weverton e Brandão – palanque duplo!!! Mas, pelo que se conhece, Dino não é assim…, ele coloca a continuidade do governo, das mudanças, acima de qualquer interesse pessoal!!! Tá focado em vencer a eleição de governador e senador…, não apenas uma!!!

*** Rapaz, e olha só quem “ressuscitou das cinzas” (hahahahahahahha)!!! Ele mesmo, Chico Coelho…, aquele que um dia dormiu vice de Roseana e acordou como se tudo tivesse sido um sonho!!! Lembram quem foi que deu a rasteira???!!! Pois é…, o ‘velho’ Chico Coelho “da Balsas” está na área…, ‘derrubou é pênalti’!!! E já voltou ‘causando’!!! Teria sido ‘escalado’ pelo presidente do Partido Liberal no Maranhão, Josimar Maranhãozinho, para a missão especial de coordenar a missão do deputado federal na sucessão do governador Flávio Dino!!! Mas, mesmo com Josimar visitando as bases, ouvindo o povo e ampliando os seus redutos em todas as regiões do Estado, e estando, inclusive, com uma viagem articulada para o Sul do Maranhão, onde tem apoio firme do pré-candidato a deputado federal Ribamar Cunha, Chico Coelho, bem ao seu estilo, não ‘bateu o martelo’!!! Talvez porque acredite que Maranhãozinho possa entrar num entendimento que pode ser muito importante nas próximas eleições!!! Sabe Chico que Josimar não tem nenhuma aresta com um dos pré-candidatos a governador bem situado na sucessão de Dino!!! Embora – e ele saiba disso – o presidente do PL não tenha uma posição confortável diante do principal ‘cabo eleitoral’ desse pré-candidato, acredita o ex-prefeito de Balsas que seja possível uma aliança dos dois!!! Daí reluta um pouco ainda em ‘bater o martelo’ com a pretensão de Josimar, acreditando num entendimento que é perfeitamente possível!!! Além de muito querido no Sul do Maranhão, mesmo sem mandato eletivo, Chico Coelho ainda é uma liderança expressiva, que tem muita aceitação em toda a região!!! Indubitavelmente, é detentor de um precioso patrimônio político, graças ao grande trabalho que fez pelos maranhenses, como gestor público, parlamentar e líder político!!!

*** Rapaz, foi só sair no Colunaço de domingo passado para o candidato do ex-presidente Lula nas eleições de 2020 ser ‘pauta’ durante a semana!!! Fica a pergunta: ele sai candidato a qual cargo e por qual legenda nas eleições de outubro???!!!

***

MISTÉRIO

*** Será que procede a informação que dá conta de que todos os ocupantes de cargo de primeiro e segundo escalões foram alertados com esse recado: “quem não estiver com Brandão que entregue o cargo até segunda-feira, dia 31”???!!!

*** Quem vai entregar o cargo nesta segunda-feira, 31, se a reunião de mais tarde esquentar e não chegar a bom termo???!!! Márcio Honaiser já entregou e Jefferson Portela está com as gavetas limpas!!!

*** Quem assumirá a Secretaria da Segurança com a provável saída de Jefferson Portela, nesta segunda-feira???!!! As gavetas de Portela já estão devidamente limpas!!!

*** Sem problemas com Brandão, o secretário-adjunto Leonardo sai com Jefferson ou permanece em cargo de relevo na SSP???!!!

*** Também sem qualquer problema com Brandão, mas sem uma relação confortável com Flávio Dino, será que o ex-deputado Raimundo Cutrim, um nome ideal para substituir Jefferson Portela, por tudo que já fez pela Polícia do Maranhão, conseguirá vencer essa pequena ‘barreira’ com o governador e se tornar o novo titular da SSP???!!! Se Dino realmente pensar numa Polícia à altura do seu governo com certeza deixará as diferenças de lado e, consequentemente, marcará um gol de placa na Segurança Pública!!!

*** Diante da convicção quase obsessiva que mostra em disputar o governo do Estado, como se posicionará o secretário Simplício Araújo após a reunião de amanhã, se ficar mesmo definido o nome de Carlos Brandão como cabeça da chapa governista???!!! Abrirá mão de sua candidatura para apoiar o candidato de Flávio Dino ou fará o mesmo que quase todos acreditam que Weverton Rocha fará: romper e partir para a ‘guerra’???!!!

*** Qual político do sul do Maranhão acaba de “ressurgir das cinzas” e pode prestar uma grande ajuda a dois pré-candidatos ao governo do Maranhão, no sentido de os dois se entenderem e fortalecerem ainda mais um projeto capaz de avançar mais ainda o estado???!!!

*** Qual é o deputado federal do Maranhão, que, conforme levantamento oficial do site da Câmara sobre atuação parlamentar, não apresentou um projeto de lei sequer na legislatura passada???!!!

*** Por onde andam as comissões legislativas da saúde e a Promotoria especializada da Saúde, que não estão acompanhando a paralisação das atividades de casa de saúde na região central do estado???!!!

*** Qual é a prefeitura da ‘Grande Ilha’ que está sem dipirona injetável na rede desde o Reveillon???!!! Será que tomou doril???!!!

***

Deixe uma resposta