Jabuti e Camaleão
Depois de o deputado Rodrigo Lago(PCdoB) dizer que a deputada Mical Damasceno, mesmo sendo bolsonarista, apoiava e se beneficiava do governo socialista de Carlos Brandão com a indicação de cargos, inclusive uma sobrinha indicada para coordenar a vacinação na região da baixada, a parlamentar evangélica reagiu nesta quarta-feira(20) dizendo que Lago e outros deputados ‘oposicionistas’ eram jabutis e camaleões. Mical afirmou que a árvore seria balançada e os jabutis que conspiravam contra o governo cairiam. Os deputados Othelino Neto, Júlio Mendonça e Carlos Lula saíram em defesa de Rodrigo. Lula chegou a dizer que o jabuti vence o leão e o leopardo, que bastava ter paciência.
Na base
Os deputados Othelino Neto, Júlio Mendonça, Carlos Lula e Rodrigo Lago reafirmaram que são da base do governador Carlos Brandão. Mesmo apoiando o governo, os parlamentares disseram que não se furtarão de fazer críticas, quando necessárias, no intuito de alertar e ajudar a corrigir o que está errado. Othelino ponderou que ainda não é oposição, mas reclamou de alguns conselheiros do governador Carlos Brandão que o colocam como se fosse.
Festão
O deputado federal Rubens Jr.(PT) ofereceu uma grande festa para comemorar seu aniversário em Brasília. Os jantar dos 40 anos do petista em um restaurante de Brasília contou com a presença de grandes autoridades, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, o ministro Gilmar Mendes, o governador Carlos Brandão, a senadora Eliziane Gama, a presidente da Assembleia Iracema Vale, o ministro André Fufuca, a deputada federal Roseana Sarney, o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu, o deputado federal Kim kataguiri entre outras figuras da política nacional. Chamou a atenção a foto de Rubens ao lado da ex-desafeta Roseana Sarney.
Permanece com Braide
Um movimento em Brasília foi feito nesta semana para reverter o apoio do MDB ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Apesar da tentativa que contou o apoio de caciques do partido, o presidente nacional Baleia Rossi manteve a posição da sigla em apoiar a reeleição de Braide. Em relação à chapa de vereador, os pré-candidatos do MDB na capital devem migrar para o PSDB ou PP.
Secretários candidatos
Quem pretende disputar a eleição deste ano tem até o dia 6 de abril para se desincompatibilizar do cargo e também definir filiação partidária. O médico Dr. Joel Júnior deixará a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís no começo de abril para poder concorrer uma vaga de vereador na Câmara Municipal. Ele se filiará ao PSD, mesmo partido do prefeito Eduardo Braide. A secretária de Estado da Juventude, Tatiane Pereira(PSB), também deve deixar o cargo disputar uma das 31 cadeiras na Câmara Municipal de São Luís.
R$ 1,7 Bi ao MA
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que a Caixa Econômica Federal faça a transferência de R$ 1.742.261.837,49 (um bilhão, setecentos e quarenta e dois milhões, duzentos e sessenta e um mil, oitocentos e trinta e sete reais e quarenta e nove centavos), em contas especificas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Maranhão para o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Cerca de 60% do valor será rateado para os professores da rede estadual, que estiveram na ativa entre agosto de 1998 e dezembro de 2006. (Isaías Rocha)
Funcionamento na Semana Santa
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) pode funcionar na Semana Santa, seguindo as regras das Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços destes municípios. Na Quinta-feira Santa (28), os lojistas têm autorização para funcionar em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (29), em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar normalmente. No Domingo de Páscoa (31), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h. A Fecomércio-MA esclarece que nos dias (28, 30 e 31 de março) o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nestas datas.