Notinhas do Dr.Pêta

*** Está certo o Jornal Pequeno ao afirmar, como o fez em sua principal coluna política (INFORME JP), de sexta-feira, 14, que o secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, não está fora da disputa da sucessão de Flávio Dino, no próximo mês de outubro!!! Como bem disse o INFORME JP, “a retirada oficial da pré-candidatura de Felipe Camarão ao Governo do Maranhão não significa que ele esteja fora da disputa majoritária de outubro deste ano. Tudo dependerá do desfecho da reunião do próximo dia 31 de janeiro, no Palácio dos Leões, entre Flávio Dino e os 13 partidos de sua base de apoio, quando deverá ser definido o nome que encabeçará a chapa governista na disputa pelo governo estadual. Caso haja um entendimento e o senador Weverton Rocha aceite indicar o pré-candidato a vice-governador, na hipótese de um consenso em torno do nome de Carlos Brandão, que conta com o apoio de Dino, Felipe Camarão consolida seu nome para a disputa de uma cadeira na Câmara Federal. Na hipótese de um racha, o secretário de Educação tem grandes possibilidades de ser o candidato a vice na chapa de Carlos Brandão. Nada está definido ainda, mas esse é um dos principais desenhos da atual situação da sucessão do governador Flávio Dino. Felipe Camarão anunciou a desistência de sua pré-candidatura nessa sexta-feira, 14, em carta encaminhada ao novo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, Francimar Melo. Na carta, ele reafirma apoio às pré-candidaturas de Carlos Brandão ao governo e de Flávio Dino ao Senado”!!!

*** Outra disputa que promete é a que envolve a presidência do Tribunal de Justiça do estado!!! A aproximação da data para escolha do novo presidente do TJMA movimenta os bastidores do judiciário e, por extensão, da política maranhense!!! O corregedor geral Paulo Velten disputará a presidência com a desembargadora Nelma Sarney!!! Nelma perdeu as duas últimas disputas!!! Em 2017, foi derrotada por 16 votos a 10 pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; e depois, em 2019, perdeu para o atual presidente Lourival Serejo, por 16 votos a 14!!! Tentará agora, finalmente, chegar ao comando do TJMA!!! No entanto, enfrenta um adversário muito forte!!! Seu concorrente Paulo Velten tem boas possibilidades de vitória devido à sua forte atuação como corregedor geral de Justiça!!! Pesa também favoravelmente a ele o histórico de imparcialidade e distanciamento das disputas políticas no estado, o que confere mais força institucional ao judiciário, conforme analistas que conhecem bem o poder!!! Nelma tem a seu desfavor o genro Edilázio Júnior, deputado federal que faz oposição ao governador Flávio Dino!!! No entanto, ao mesmo tempo, a ‘Mamusca’, como foi ‘batizada’ por Dr. Pêta, pode ser beneficiada pelas boas relações existentes hoje entre Dino e o ex-presidente José Sarney!!! Uma disputa muito interessante à vista!!!

*** Rapaz, teve “mais coisas entre o céu e a terra”, do que supõe a nossa “vã filosofia”, na escolha do novo comando do PTB no Maranhão!!! Até agora não deu para entender o que aconteceu para, de uma hora pra outra, o prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato a governador do Maranhão Lahésio Bonfim, ver frustrada a expectativa que criaram nele, de comandar o PTB no estado!!! Isso mesmo!!! Lahesio Bonfim viajou a Brasília certo de que se filiaria ao partido e assumiria a presidência do diretório estadual, conforme lhe havia assegurado a então presidente, deputada Mical Damasceno!!! Qual não foi a sua surpresa ao chegar na reunião de Brasília e ser informado pela presidente nacional, Graciela Nienova, que não ‘se bica’ com Mical, que o comando do PTB seria entregue ao deputado federal Josivaldo JP!!! Já Mical Damasceno será a presidente nacional do PTB-Mulher!!! Rapá’, Lahésio estava ‘crente’, como São Pedro, que ia assumir o comando do diretório regional!!! Hum…, aí teve!!! Mistéééééééééério!!!

*** Meu amigo, olha só esse ‘babado político forte” que ‘rolou’, quarta-feira passada, no programa ‘Ponto Final’, da Mirante AM!!! Numa longa entrevista, o empresário e ex-suplente de senador Edinho Lobão surpreendeu ‘todo mundo’ com uma revelação que fez “pela primeira vez” na vida dele!!! Ao defender a união de “todos nós”, pelo Brasil e pelo Maranhão, disse textualmente: “Eu espero que todos entendam o que vou falar aqui pela primeira vez na minha vida. Recentemente assumiu um novo gestor público em São Luís chamado Braide. Logo nos primeiros dois meses, em janeiro e fevereiro de 2021, o secretário de saúde, o Joel, que é amigo da minha filha, entra em contato comigo. Eu atendo ele e, pasmem, vejam o que ele fala: ‘Doutor, nós assumimos a prefeitura, a covid está se alastrando absurdamente, os nossos hospitais municipais estão todos lotados e, acredite se quiser, não temos máscaras dentro dos hospitais para os funcionários e para os médicos. E o que é mais grave: não tem no país. Eu consegui localizar um fornecedor, que disponibilizou uma quantidade que a gente possa atender todas as nossas unidades, os Socorrões, e eu tenho 24 horas para comprar essas máscaras’!!! Eu falei ‘compre’!!! Ele disse: ‘Eu não tenho como comprar nessa velocidade por causa da burocracia. Mesmo com dispensa de licitação não dá tempo, nós vamos perder as máscaras e os nossos hospitais vão ficar todos sem máscaras’!!! Aí eu disse: ‘É mesmo? Você tá querendo dizer que eu, Edison Lobão Filho, vou ter que comprar um insumo importantíssimo para a prefeitura de São Luís, a maior prefeitura do Maranhão’? Ele falou: ‘É… ou isso ou o caos’!!! Falei: ‘Bom, se é assim, eu vou comprar as máscaras. Comprei as máscaras, ninguém sabe disso; doei para a secretaria de saúde do município w o secretário pode distribuir essas máscaras em 24 horas para todas as unidades. E Deus sabe o que teria acontecido se não tivesse máscara para médico, enfermeiro, funcionário… não era para os pacientes não, era para toda a equipe de saúde da prefeitura. Então, se eu não tivesse comprado naquele dia perderíamos a prioridade na compra e quando a prefeitura tivesse capacidade de pagar, não haveria máscara” (…)!!!

*** (…) “Então, atitudes como essa deveriam ser de todo cidadão. Qualquer um devia estar sempre disposto a dar esse exemplo. O Braide não era do meu grupo político, eu não tinha obrigação política, ideológica, partidária para ajudar a administração do Braide. Pelo contrário, não tenho nada com isso. Com Edivaldo, o anterior, foi pior ainda, porque esse era meu adversário: Braide não é. E mesmo assim, eu, como presidente da Comissão de Orçamento, mandei 40 milhões de reais – se atualizar para hoje, daria mais ou menos uns 150 milhões de reais –, para a prefeitura de São Luís, Entreguei o dinheiro para ele, para ele fazer o que ele quisesse: 150 milhões de reais para um prefeito que era meu adversário. Quero ver qual é o político aqui desse estado que faria uma coisa como essa”!!! “Jesus/Maria/José”!!! Rapaz, o programa Ponto Final é bem antes das 9h da manhã!!! Vai ver foi isso, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** O JP chamou a atenção na semana e o Colunaço do Pêta retoma o assunto!!! As intensas chuvas que caem no Maranhão vêm deixando milhares de pessoas em situação de extrema dificuldades!!! O governo está fazendo a sua parte, ajudando no transporte e resgate das famílias atingidas e na distribuição de alimentos e medicamentos!!! Parlamentares também, dentro das suas possibilidades, como foi o caso do senador Weverton Rocha, quando esteve em Imperatriz, procuram dar socorro às vítimas das enchentes!!! O vice-governador Carlos Brandão também, no fim de semana, foi pessoalmente visitar as regiões mais afetadas e constatou o caos de perto, tomando providências para amenizar o sofrimento desses maranhenses que padecem com as consequências das cheias!!! A atitude do vice Brandão e do senador Weverton sugere que o momento é de trégua em favor dos desabrigados!!! Nesse momento de sofrimento e dor de inúmeras famílias maranhenses, não cabe pensar em política, em disputas, muito menos em eleição!!! O povo precisa de ajuda e cabe aos políticos darem uma trégua em favor dessas pessoas!!! Que todos tenham consciência disso!!!

*** Grande parte dos municípios vivencia situações muito parecidas…, de abandono de sua população pelos gestores!!! Em várias cidades, aqueles que deveriam estar cuidando das pessoas andam empenhados em apoiar familiares candidatos a deputado!!! Um caso emblemático aconteceu com ex-prefeito de Bacabal Zé Alberto!!! Ele elegeu um filho quase adolescente para a Câmara Federal e a cidade foi deixada como se tivesse passado um furacão!!! E assim tá o Maranhão, cheio de casos parecidos!!!

*** E aquele presidente de poder municipal do litoral que comprou, em Bragança, no Pará, um barco no valor de 150 ‘pilas’ para transportar pescada, hein!!! Pois é…, depois da compra, convidou seus pares para uma ‘viagem de reconhecimento’ na ‘Ilha dos Lençóis’!!! Aí, quando os suplentes souberam, ‘rogaram’ uma ‘praga’ daquelas!!! Resultado: na volta o barco quase afundou!!! Rapaz, não fosse a ‘interferência’ de ‘São Sebastião’, a Câmara local ia ser renovada em mais de 80%!!!

*** E pra fechar…

Bom dia, Dr. Pêta!

Parabéns ao prefeito Eduardo Braide e ao secretário Marcos Afonso, titular da SEMUSC, pela iniciativa de anunciarem o concurso público com 100 vagas para a Guarda Municipal, pela entrega de coletes balísticos e pela promoção de todos os servidores que estiverem aptos para o progresso de cargo. Sobre a progressão, no último ano da gestão Edivaldo Holanda Júnior, o Diário Oficial do Município, em 19/06/2020, traz a promoção de servidores da SEMUSC. Observadores internacionais estão atentos para conferir se no DO 2022 vão constar nomes de 2020 (menos de dois anos de interstício), o que caracteriza a falta de isonomia, por exemplo, no tratamento dispensado a servidores do vizinho Hospital da Criança, que, em 10 anos, não foram promovidos uma única vez. Eles querem o mesmo tratamento.

(Alberto Soares – São Luís MA)

**********

Grito pela democracia

O ano de 2022 será decisivo para a história do Brasil. Nas eleições de 2 de outubro, vamos escolher não apenas o presidente dos próximos quatro anos, mas o modelo de país que queremos. Hoje, os pontos negativos dos candidatos que lideram essa corrida são preocupantes. De um lado, o radicalismo e a instabilidade, promovidos por Jair Bolsonaro. Do outro, o terraplanismo econômico e a corrupção institucionalizada, chagas do governo petista. Por fora, correm o governador de São Paulo, João Doria, o ex-juiz Sergio Moro e Ciro Gomes. É difícil prever o que vai acontecer daqui a dez meses, mas uma coisa é certa: dada a temperatura da política brasileira, o pleito será mercurial, acalorado, afeito a embates vigorosos. VEJA espera que das discussões, e sobretudo do resultado das urnas, brote um país mais sensato, capaz de simultaneamente resolver as inaceitáveis distâncias sociais, mas também de preservar o direito à livre-iniciativa, sem exagerada intromissão do Estado. Tudo o que os brasileiros menos precisam é mergulhar, uma vez mais, na polarização daninha que distorce a realidade, alimenta as mentiras e cria um campo de imensa insegurança para os investimentos — a mola propulsora deste país. É preciso um pouco de calma, muito de equilíbrio e nada de radicalismo.

Uma página será virada, e desse movimento é que construiremos uma nova nação. Coincidiu de esse momento acontecer em plena pandemia de Covid-19, a tragédia sanitária que parou o mundo e mudou o cotidiano das sociedades nos últimos dois anos. O SARS-CoV-2, ao lado da economia, será um dos personagens dessa campanha. Graças ao trabalho do SUS e de alguns governadores e prefeitos, com destaque para o pioneirismo de João Doria em São Paulo, o país finalmente caminha para controlar o problema. Apesar da inexplicável resistência de Bolsonaro, cerca de 67% da população já completou o ciclo vacinal com duas doses ou dose única — patamar invejável para qualquer grande país do mundo. É possível que estejamos caminhando para o início do fim do surto, mesmo com a acelerada eclosão de casos da variante ômicron, que, de acordo com estudos e exemplos no exterior, não se reflete no aumento de hospitalizações e mortes.

Pelo resultado das eleições e pela provável vitória sobre a Covid-19, 2022 será um divisor de águas. O mesmo aconteceu há exatos 200 anos, quando dom Pedro I deu o grito no Ipiranga e anunciou a independência da metrópole portuguesa. A partir daquele 7 de setembro, o Brasil avançou, décadas depois decretou o fim da escravidão, saiu da monarquia para a república e, com muito esforço e dor, avanços e recuos, alcançou a democracia. Democracia que ainda hoje precisa ser cuidadosamente regada para não darmos um passo atrás. Goste-se ou não do que as urnas vão decretar, é preciso conviver, torcer a favor e respeitar as instituições. Chega de berros contra os supostos inimigos. Chega de teorias conspiratórias, baseadas em fake news e que tanto atrapalham a estabilidade econômica do país. O grito agora é pela democracia. Feliz 2022! (Maurício Lima – Diretor de Redação de veja)

**********

MISTÉRIO

*** Qual prefeito da ‘Grande Ilha’, plagiando Bolsonaro, já anda dizendo que era feliz e não sabia e que a vida dele ‘aqui’ é uma ‘disgrama’, com “problemas pra todo lado e o tempo todo”???!!!

*** Por que será que não se deve convidar para a mesma mesa, hoje, em hipótese alguma, o ex-suplente de senador Edinho Lobão e o deputado estadual Roberto Costa??!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Por que será, também, que não devem ser convidados para sentar à mesma mesa o secretário Márcio Jerry (Secid) e o deputado estadual Duarte Júnior???!!! Pois é…, principalmente se a ‘pauta’ for a ‘renca’ de obras em Paço do Lumiar!!!

*** Quem foi o prefeito afastado que comprou uma fazenda na região sul do Maranhão por 15 milhões de reais???!!!

*** Quem foi o ex-prefeito do litoral, que, de tanto ver revoada de guará, comprou um ‘brinquedo voador’ para a sua campanha de deputado estadual???!!! Pois é…, o ‘aviãozinho’ já está cruzando os céus maranhenses e a ‘cara-metade’ do ‘dito-cujo’, agora, só quer saber de andar ‘emperiquitada’ na aeronave!!!

*** Qual é o edil da capital, que vem adotando o estilo “bolsominion” e causando estragos em suas falas???!!!

*** Qual é o deputado, que se considera o “mais lindo do Maranhão”, que terá o apoio do vice para federal???!!! Bora resolver esse enigma!!!

*** Qual programa de rádio com nome de “exame médico” promete ser ‘babado’ e ‘abalar bangu???!!! ‘Curuzes’!!!

Deixe uma resposta