PETINHADAS do Dr.Pêta no JP
*** Bom, mas como disse Dr. Pêta, a decisão de Alexandre de Moraes não foi suficiente para ofuscar nem para ‘causar’ mais que Tertuliana Lustosa!!! Portanto, vamos ao assunto que realmente abalou a semana no Maranhão e no Brasil!!!
*** A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se viu envolvida, essa semana, numa polêmica de impressionante repercussão nacional, quando a mestranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA, Tertuliana Lustosa, nascida no Piauí e radicada na Bahia, chocou a comunidade conservadora maranhense com a performance “Educando com o cu”, em que defende a ideia de usar o corpo como material de ensino e aprendizado!!! Tertuliana, que também é vocalista da banda de pagode A Travestis, historiadora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mulher trans e autora do livro Manifesto Traveco-Terrorista, foi convidada para participar da Mesa Redonda “Dissidências de Gênero e Sexualidades”, organizada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP), da UFMA!!! Segundo os organizadores, o evento teve como intuito “reunir representantes de diversas vertentes acadêmicas e que pensam, discutem e tensionam o gênero e as suas interseccionalidades a partir do Sul global”!!! O objetivo é “fortalecer as trocas acadêmicas e a diversidade de experiências de vida que refletem as leituras e a atuação de pesquisadores do grupo”!!! Tertuliana já fez a performance em outras cidades brasileiras, como Salvador (BA), onde criada!!! No polêmico vídeo, Lustosa aparece subindo em uma cadeira, levantando o curto vestido e expondo seu traseiro!!! “Educando com o cu”, diz a influenciadora no fim da apresentação!!! Durante a dança, Tertuliana Lustosa canta: “No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pica. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o cu. Educando com o cu”!!!
*** Com a viralização do vídeo, o choque foi gigantesco, com repercussão em vários veículos de comunicação, inclusive nacionais!!! Não demorou, a UFMA emitiu nota dizendo que tomará “providências cabíveis”, e que “respeita o ambiente acadêmico inclusivo”!!! Não demorou, também, e o deputado federal Nikolas Ferreira, de Minas Gerais, anunciou que dará entrada em um pedido de esclarecimentos junto aos professores responsáveis pelo grupo de pesquisa organizador do evento, e que, se for comprovada “ciência e leniência” em relação ao fato, solicitará a exoneração dos envolvidos!!! Afirmou, ainda, que pretende sugerir à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de uma investigação para apurar possíveis crimes!!! O tema, segundo ele, será discutido na Comissão de Educação da Câmara, em Brasília!!!
*** Bom, a adequação de uma performance como “Educando com o Cu” depende muito do contexto em que é apresentada e dos objetivos que ela pretende alcançar!!! Um baile funk, por exemplo, é um espaço cultural conhecido por expressões mais provocativas, corporais e informais, onde performances explícitas são comuns e esperadas como parte da cultura popular!!! Nesse ambiente, a dança e a linguagem provocativa se encaixariam com as normas do espaço, sendo vistas como uma forma legítima de expressão artística e política!!! Por outro lado, uma universidade é tradicionalmente um ambiente voltado para o debate acadêmico e intelectual, onde se espera que as discussões sejam conduzidas de maneira mais formal e com foco em argumentos e teorias!!! A escolha de uma performance tão explícita em um evento acadêmico pode parecer inadequada para alguns, pois pode afastar o público do debate mais profundo sobre os temas centrais, como a inclusão e as políticas públicas, desviando o foco para o choque gerado pela “forma grotesca e desrespeitosa de expressão”, como avaliou a maioria das pessoas que se manifestaram publicamente!!!
*** No entanto, há quem argumente que o papel da universidade não é apenas reproduzir normas tradicionais, mas também desafiar convenções e promover debates que transcendam as abordagens convencionais!!! Dessa forma, performances como a de Lustosa poderiam ser vistas como uma tentativa de romper com o que é considerado “aceitável” e expandir os limites do debate acadêmico!!! Porém, para que isso seja efetivo, é importante que a provocação seja acompanhada de uma mensagem clara e diretamente conectada aos temas discutidos!!! Resumindo, a condenada performance da piauiense poderia ser vista como mais adequada para um baile funk por estar alinhada com o tipo de expressão esperada nesses ambientes!!! Em uma universidade, mesmo que possa ser justificada como uma forma de questionar normas e aumentar o debate, ela corre o risco de não ser compreendida ou de desviar o foco das discussões centrais!!!
*** E como disse um internauta trans participante do debate, “considerando que mais da metade de nós, travestis, não possui nem o ensino fundamental, pois estamos alienadas à prostituição, sem direitos a uma educação formal, realizar esse tipo de performance reforça ainda mais nossa vulnerabilidade. Eu sou trans e estudei Letras, não faz sentido eu ir para uma sala de aula para ensinar a comunicação verbal das gírias, do linguajar da internet, porque isso a galera já sabe. A juventude que não lê, não conhece os clássicos da literatura, não consegue interpretar um parágrafo em um jornal está precisando de acesso à educação formal. A travesti que já conhece o que tem seu corpo hiperssexualizado toda hora, por questão de sobrevivência não se sente contemplada com essa aula aí. Lamentável”!!!
*** O caso ‘Tertuliana Listosa’ é “arremetado” (hahahahahahahahahaha), ao final destas Petinhadas, com dois interessantes artigos; do jornalista e escritor Vinícius Bogéa, e do advogado Alex Borralho!!! Vale a pena ler!!!
*** A semana foi ‘pra lá’ de tensa!!! Teve vereador reeleito na ‘Grande Ilha’ que subiu à tribuna e ‘soltou os cachorros’ pra cima de um ex-candidato que levou só 161 votos!!! O parlamentar disparou que investiu, gastou e fez de tudo, e o jovem pegou a grana e simplesmente os votos para o partido não apareceram!!! Enquanto isso, segundo ele, o jovem saiu ‘tirando onda’ e foi ‘pro’ Rio de Janeiro comemorar a derrota!!! A ‘treta’ foi intensa, com troca de farpas quentes, acusações sérias e o ex-candidato se defendendo nas redes sociais…, pense!!!
*** E aquele doutor que vive no Instagram se declarando ‘pros’ filhos, mas tem problemas de pensão com um outro filho, do ‘aliançamento’ anterior???!!! Pois é…, é o famoso pai de Instagram!!! Pior que quando a ex manda mensagem cobrando, ele ‘cai’ de xingamentos, descontroladamente!!! A mulher tá cheia de denúncias contra o ex…, desde atraso de pagamento dos funcionários a uso de medicação off label na clínica (sem comunicar os pacientes), e realização de venda ‘casada’ com uma conhecida farmácia de manipulação da cidade!!! Os funcionários sem receber e ele viajando com uma blogueira polêmica envolvida com estelionato e venda clandestina de mercadoria!!! Só muita “borracha”!!!
*** E pra fechar…
Vergonha anal
Quanto custa a vergonha? Qual o preço da degradação acadêmica em nome de uma ideia de inclusão e diversidade controversa, chinfrim, pervertida? Quem vai pagar pela vergonha nacional a qual a Universidade Federal do Maranhão foi submetida após a palestra (?) obscena de uma historiadora (?) destituída do mínimo de compostura possível?
A fatura é alta, e não pode cair nos grotões do esquecimento, como se fora um episódio lúdico entre camaradas mambembes nos guetos de uma cidadela ordinária.
A direção da Ufma deveria se sentir ultrajada, humilhada, escarneada. A nota pública divulgada foi constrangedora, quando deveria ser dura, categórica, moralizadora. Não há comiseração quando a vulgaridade pisoteia o ambiente acadêmico. Não existe empatia quando indolentes oportunistas usam artifícios deletérios para defender conceitos esdrúxulos.
A comunidade que a historiadora anal jura defender deveria se sentir traída, desmoralizada, e repudiar vigorosamente o ato frívolo de sua interlocutora nonsense.
(Vinícius Bogéa, jornalista e escritor)
********************
MISTÉRIO
*** Lojistas do Shopping da Ilha perguntam: “Quando será que a Polícia Federal vai começar a investigar um autointitulado imperador que gosta de se exibir em redes sociais com rifas de “1 milha’ e imagens de dinheiro e SW4???!!! Rapaz, e o ‘cabra’ agora partiu para a compra de apartamentos!!! ‘Amostradinho’ esse!!! Cuidado, estão de olho!!!
*** Quem é o político ‘peso pesado’ que anda ligando para pedir votos para a reeleição de Kaio Saraiva na OAB-MA???!!!
*** Qual ex-candidato a prefeito foi flagrado, essa semana, “driblando” veículos, sem usar a faixa de pedestres, numa travessia perigosa do Shopping Tropical para o Dom Bosco???!!! Cuidado!!! Numa dessa nem o santo padroeiro da cavalaria medieval e dos oficiais de polícia te salva…!!!
*** Qual prefeito da baixada, que, após ser derrotado na disputa pela reeleição, exonerou todos os funcionários contratados do Município???!!!
*** Qual foi o parlamentar, autointitulado ‘Moral do Litoral’, que garantia aos vereadores de Cururupu que nada sofreriam, que não seriam cassados porque no TRE-MA ele controlaria a questão e no TSE falaria diretamente com ‘Tia Carmen’, e agora, sem saber explicar a cassação dos edis cururupuenses, anda culpando Flávio Dino e alegando perseguição???!!!
*** Quem é a organizadora de eventos, presa em São Luís, onde usaria dois nomes diferentes para ludibriar suas vítimas, que arrecadava quantias consideráveis para organizar eventos, e, após o pagamento, simplesmente desaparecia e não atendia mais uma ligação???!!! Essa conseguiu enganar quase 40 pessoas, mas agora o problema é que o delegado está tentando saber qual é o verdadeiro nome da ‘dita-cuja’!!! ‘Rapá’…!!!
*** Quem foi a figura que, passando-se por blogueira, denunciou um erro de procedimento estético e espalhou um vídeo em que ela chegou dando tapa na cara da médica com a intenção de viralizar, ganhar seguidores e ficar famosa???!!! Já mandou o vídeo até pra canais de outros estados, mas ainda não conseguiu ganhar nem 500 seguidores!!!! E por que será que ela agora está se saindo da polêmica???!!!
*** Quais são os chineses que estão financiando pescadores em Cururupu e o pagamento é feito com bexiga de peixe, principalmente pescada???!!!