
A realização do sonho da casa própria está cada dia mais próxima para 2.981 famílias ludovicenses. Na noite desta segunda-feira (6), a prefeita Esmênia Miranda, por meio de publicação nas redes sociais, anunciou o início da assinatura dos contratos das casas dos beneficiários do Residencial Mato Grosso I, II e III e destacou a importância da etapa para as famílias.
“A espera acabou. Começa nesta semana a assinatura dos contratos do Residencial Mato Grosso, mais um passo importante para a realização do sonho da casa própria”, afirmou.
O cronograma completo, com a relação de todos os beneficiários convocados para a assinatura dos contratos, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (6).
Segundo Esmênia, a ação representa o último passo antes da entrega oficial das unidades habitacionais. “Depois dessa etapa, chega o momento mais esperado: a entrega das chaves”, concluiu.
As assinaturas dos contratos do Residencial Mato Grosso terão início nsta quarta-feira (8), na escola UEB Proteção de Jesus, localizada na Rua Principal, nº 100, Bairro Mato Grosso, no horário das 9h às 16h.
O cronograma foi alinhado com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e prevê atendimentos por etapa e por ordem alfabética do primeiro nome do beneficiário titular.
Para os candidatos beneficiários do Residencial Mato Grosso III, as assinaturas ocorrerão nesta quarta (8), quinta (9) e sexta (10). Os titulares do Residencial Mato Grosso I serão atendidos entre os dias 13 e 16 de julho. Já para os contemplados do Residencial Mato Grosso II, o atendimento está previsto entre os dias 20 e 24 de julho.
Os candidatos convocados deverão comparecer ao local portando documento oficial de identificação com foto, para a formalização do contrato de financiamento habitacional. O não comparecimento na data prevista poderá ocasionar atraso na assinatura do contrato, ficando eventual remarcação condicionada à disponibilidade da Semurh e da Caixa Econômica Federal.
A relação nominal dos candidatos convocados está disponível aqui (https://diariooficial.saoluis.ma.gov.br/uploads/diario_oficial/19120/e_vjhyatEisQva8go6wwWnzpR7jQJmfE.pdf). A lista também pode ser conferida na sede da Semurh, localizada na Avenida Guaxenduba, nº 158, bairro Centro.
Residencial
As obras do Residencial Mato Grosso tiveram início no final de 2013 e início de 2014. Contudo, houve uma paralisação das obras em 2017 e retorno em 2021. Nesta etapa, serão assinados 3 mil contratos de financiamento habitacional por famílias beneficiárias do Residencial Mato Grosso I, II e III. As casas são compostas por sala, dois quartos, cozinha e banheiro.
Os recursos destinados à construção das unidades habitacionais são provenientes do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura de São Luís realiza investimentos complementares relacionados à seleção dos candidatos a beneficiários, apoio ao trabalho social e acompanhamento da obra junto à Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.
Ao todo, o Residencial Mato Grosso vai contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), três creches de tempo integral, uma escola de Ensino Fundamental, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), quadras poliesportivas e uma sede do Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).
Das creches, duas serão construídas com recursos próprios da Prefeitura de São Luís e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As unidades serão de tempo integral e com capacidade para 100 e 200 crianças.
