• Randolfe retira projeto que limita voto para senador a 1 candidato

    Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Período do expediente.

    O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), retirou o PL (Projeto de Lei) que visa a alterar as regras de eleição para o Senado para que seja analisado junto com a reforma do Código Eleitoral em 2025. Eis a íntegra (PDF – 95 KB).

    Segundo o texto de Randolfe, os eleitores só poderiam votar em 1 candidato para as duas vagas ao Senado em cada unidade da Federação. Os 2 mais bem votados em cada UF serão eleitos. Se aprovada, a medida passaria a valer a partir de 2026, quando haverá a renovação de ⅔ da Casa Alta (54 das 81 cadeiras estarão em disputa).

    Como a proposta altera a lei que instituiu o Código Eleitoral em 1965, tema sobre o qual o Senado debaterá uma reforma no próximo ano, o petista declarou à Agência Senado que pretende “apensar” as análises. Segundo ele, a ideia é adotar o princípio do voto uninominal para corrigir uma “jabuticaba brasileira”.

    Segundo apurou o Poder360, o relator da reforma do Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), ainda não foi procurado para tratar do assunto. O último parecer do congressista sobre o projeto, que trata da unificação das legislações eleitoral e partidária, foi publicado em 16 de dezembro. Leia a íntegra.

    Randolfe, por sua vez, foi procurado por este jornal digital por meio de telefone e aplicativo de mensagens para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito da mudança das regras para eleição ao Senado.

    Foram realizadas duas ligações telefônicas para o congressista em 28 de dezembro às 11h52 e às 12h01. Também foram enviadas mensagens de texto por Whatsapp às 11h50. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.

    Saiba o que os senadores pensam sobre a proposta de Randolfe:

    • Rogério Marinho (PL-RN): Casuísmo, medo e truculência”.
    • Ciro Nogueira (PP-PI): Sou radicalmente contra a proposta, que retira do eleitor o direito de eleger os 2 senadores. Na prática, ele só elegerá 1. Se depender de mim, isso não vai prosperar de jeito nenhum”.
    • Sérgio Moro (União Brasil-PR): Uma proposta que não deve prosperar, pois representa mudanças das regras de um jogo que, na prática, já começou”.
    • Carlos Portinho (PL-RJ): [Randolfe] Quer mudar as regras antes das eleições certamente por interesse próprio. Tá preocupado em não se eleger. Não se muda a regra do jogo assim
    • Efraim Filho (União Brasil-PB): Ainda vamos avaliar o alcance e as implicações da mudança para compreender melhor a proposta”.
    • Jorge Kajuru (PSB-GO):Eu assino embaixo. A ideia do Randolfe acaba com as dobradinhas”.
    • Teresa Leitão (PT-PE): Em análise, ainda”.
    • Eduardo Girão (Novo-CE): É um casuísmo sem precedentes, estão sentindo o cheiro da derrota. É um projeto sem pé nem cabeça, é para tentar resguardar algumas cadeiras que o governo vai perder”.

    Uma resposta

    1. Esse senador de araque, só tem projeto idiota…um desperdício de dinheiro público em salários pra um verme desse…cara repugnante!!!

    Deixe uma resposta