“São Luís não tem estrutura financeira para pagar auxílio emergencial”, diz Bira em “Pinga Fogo”

O Programa Bom Dia Maranhão, da TV Difusora, apresentado pelo jornalista Adalberto Melo, deu início ao debate conhecido de “Pinga Fogo”, mediado pelo jornalista John Cutrim que reúne dois candidatos por dia. O programa recebeu, nesta segunda-feira (09), o candidato Bira do Pindaré (PSB), que falou sobre o plano de governo e propostas, caso seja eleito prefeito de São Luís.

O candidato Duarte Júnior não compareceu ao embate, mas enviou uma nota justificando a ausência.

Já o candidato Bira do Pindaré fez uma avaliação da campanha que realizou até o momento e falou da importância dos eleitores conhecerem com mais profundidade, por meio dos debates e sabatinas, as ideias para poder tomar uma decisão consciente no dia da eleição.

“Estamos animados, a campanha cresceu, percebo em cada olhar, cada abraço, alegria e a esperança nos olhos das pessoas”, disse Bira.

Para Bira, a maior preocupação dele tem sido a questão da saúde, onde irá colocar, caso seja eleito prefeito de São Luís, em funcionamento todos os serviços que já existem, como, por exemplo, as equipes de Saúde da Família, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Mistas, os Socorrões e fortalecer o SUS.

“Se funcionar todas as 57 UBS faremos uma revolução na saúde. Uma das partes mais fáceis de resolver, é a descentralização do sistema de marcação de consulta. Iremos usar plataformas digitais para facilitar a marcação de consulta e acompanhar todo o processo de atendimento”, disse o candidato.

De acordo com Bira, a melhor oportunidade para melhorar urgência e emergência é o Hospital da Ilha, com isso, ele informou que buscará parcerias para reformar e adequar o Socorrão I e II para um melhor funcionamento e que atenda a expectativa da população.

Educação

Um dos planos de governo de Bira é a Escola Plena, além da valorização dos professores da rede municipal, onde ele garante que a lei do piso salarial será respeitada permanentemente. “Adotamos isso no estado e vamos aplicar na educação do município, fizemos o IEMA que hoje é uma referência e iremos adotar o mesmo padrão para a prefeitura. Sabemos, também, que a valorização do profissional é ponto decisivo na emancipação da educação em qualquer lugar do mundo”, destacou Bira.

Trabalho e Renda

A meta principal do candidato Bira do Pindaré é, também, fortalecer o programa que já existe, um programa necessário para atender famílias de situações de necessidade, segundo o candidato. “A cidade não tem capacidade de substituir o auxílio emergencial do Governo Federal, não tem capacidade financeira, eu proponho uma renda mínima para atender as famílias de extrema vulnerabilidade que não são atendidas pelos programas por alguma razão”, destacou o candidato.

Outro plano de governo é a agricultura familiar e pesca que atenderá, principalmente, a Zona Rural de São Luís. “Iremos aplicar 2% do orçamento, ou seja, 70 milhões de reais para essa finalidade, com o objetivo de garantir a implantação da Ceasa Rural e os transportes para os mercados da capital”, frisou.

Infraestrutura

Bira disse em entrevista que vai garantir e concluir todas as obras que estão sendo realizadas pelo atual prefeito de São Luís, tanto na parte de asfaltamento, quanto nas praças que estão passando por reformas.

“Iremos trabalhar na malha viária da capital durante todos os anos, pois fica mais barato e econômico, com o nosso projeto chamado de Rua Digna Municipal, para atender as comunidades da periferia, com o uso de bloquetes, que é mais barato, mais fácil de aplicar, gasta menos matéria prima, melhor manutenção e ainda gera trabalho e renda, em parceria com a comunidade”, informou o candidato.

Confira a entrevista completa do candidato Bira do Pindaré que confirmou presença no debate do PROGRAMA Ponto & Vírgula, que terá transmissão da TV Difusora e Portal MA 10, na próxima quinta-feira (12), às 21h. (Do portal MA 10)

Deixe uma resposta