Secretários dos Estados que integram o Matopiba reúnem no Maranhão

Secretários de Estado da Agricultura do Maranhão, Bahia e Tocantins, estiveram reunidos para debater soluções, trocar experiências e promover o fortalecimento do setor, durante a II Reunião de Secretários de Agricultura do Matopiba. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), no Palácio Henrique de La Rocque, Calhau. O ciclo de debates contou, também, com representantes de outras secretarias ligadas ao tema.

“A ideia partiu do estado do Tocantins, por meio do secretário de agricultura, pecuária e aquicultura (SEAGRO) César Halum. Estado que sediou o primeiro encontro, há um mês, das quatro unidades da federação que têm o objetivo de captar recursos internacionais para desenvolver a Agricultura, Pecuária, Pesca, entre outras atividades”, relatou a secretária de agricultura e pesca Fabiana Villar Rodrigues, que prosseguiu: “É louvável a união deste grupo que luta pela produção agrícola”.

Na reunião foram deliberados temas relacionados ao fortalecimento da Agricultura, Pecuária e Pesca a esta região que representa a mais nova grande fronteira agrícola brasileira, possuindo mais de 73 milhões de hectares sendo 33% no Maranhão, respondendo por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

No encontro foi possível realizar a apresentação da SEAGRO; apresentação das propostas de cada estado no intuito de fortalecer o grupo Agro Matopiba; e apresentação do Esboço do Projeto Sustentável da Cadeia Produtiva da Carne – GEF.

Deixe uma resposta