Operação Astrolábio no Centro de Lançamento de Alcântara(MA) fez, neste domingo(19), o lançamento de veículo da empresa sul coreana Innospace. Foi feito hoje o primeiro lançamento comercial no CLA. O foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi lançado com sucesso. (Veja no vídeo acima)
O envio do HANBIT-TL ao espaço gerou bastante expectativas, já que deve marcar um novo momento no Programa Espacial Brasileiro, após o desastre que matou 21 profissionais civis no CLA, que completará 20 anos em agosto.
Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), o lançamento do HANBIT-TL aconteceria no dia 21 de dezembro de 2022, mas a tentativa não obteve êxito devido a uma falha no acendimento do motor. Tinha sido a terceira tentativa de lançamento do foguete desde a chegada ao Maranhão.
O HANBIT-TL é um lançador de satélites da empresa privada sul-coreana Innospace. A operação no Brasil deve confirmar a capacidade de enviar, futuramente, um nanosatélite para o espaço a partir do CLA . O projeto se chama ‘SISNAV’ e está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da Força Aérea Brasileira (FAB), focado em órbitas baixas.