Solidificando a posição de São Luís como um centro de negócios e eventos internacionais, o prefeito Eduardo Braide participou, nesta terça-feira (11), da 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, realizada no Hotel Blue Tree Towers, no Calhau. O evento, que ocorre até esta quinta-feira (13), reúne representantes das maiores economias do mundo, e tem o Brasil como anfitrião em 2024, período em que o país preside o G20. O governador Carlos Brandão também participou da abertura e destacou as iniciativas do Governo do Estado na área.
A reunião do G20 é um dos encontros mais importantes do mundo, reunindo líderes globais para debater questões urgentes que afetam a economia mundial. Em São Luís, o foco estará na economia digital, com temas como Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa, Governo Digital, Integridade da Informação, Confiança no Ambiente Digital, e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável sendo discutidos ao longo dos dias do evento.
Anfitrião do encontro, o prefeito Eduardo Braide reafirmou, durante a reunião, o compromisso com o desenvolvimento da capital maranhense, mencionando os investimentos realizados desde o início de sua gestão, em 2021. Ele reforçou que é prioridade em sua gestão os projetos de Cidade Inteligente, um dos pilares de seu plano de governo.
“Já investimos milhões de reais em projetos de governança digital, conectividade pública, fiscalização e controle operacional. Nosso compromisso com a construção de uma São Luís inteligente é permanente. Temos nos dedicado a executar cada uma dessas ações estratégicas com foco em infraestrutura digital, conectividade e inovação. Queremos garantir que nossa cidade esteja preparada para os desafios do futuro, oferecendo serviços de alta qualidade e impulsionando o desenvolvimento sustentável. Continuaremos a investir em soluções tecnológicas que melhorem a vida de nossos cidadãos e posicionem São Luís como uma referência em inovação e eficiência governamental”, destacou Braide.
Durante a abertura da reunião o governador Carlos Brandão falou do desafio que é a inclusão digital da população dos 217 municípios.
“Nós temos três eixos muito importantes para trabalhar. O primeiro é a inclusão digital para toda a população. Outro eixo fundamental é a conectividade. Para melhorar em áreas como educação, saúde, segurança pública, precisamos de tecnologia interligada. Por fim, a integridade da informação, ou seja, não podemos nos esquecer da confiança no sistema, da veracidade da informação que vai ser acessada pelo cidadão”, assinalou.
Também estavam presentes, além dos representantes dos 19 países, o governador do Maranhão, Carlos Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale; representantes do Executivo Nacional; representantes do Poder Judiciário maranhense; parlamentares, secretários de Estado; servidores municipais; entre outras autoridades.
A chefe do Parlamento Estadual destacou que a reunião coloca São Luís no centro dos debates sobre o futuro digital do planeta.
“A colaboração internacional, como a que testemunhamos aqui, é crucial para abordar os desafios globais e maximizar as oportunidades da economia digital. A troca de experiências, melhores práticas e inovações entre nossos países pode acelerar o progresso e garantir que os benefícios da transformação digital sejam compartilhados equitativamente”, afirmou Iracema Vale.
Entre os principais temas tratados durante a reunião, estão a inclusão digital e conectividade universal, integridade da informação e confiança no ambiente digital, governança e fluxos de dados internacionais, cibersegurança e a proteção das crianças no ambiente digital. Todos esses assuntos refletem a urgência de criar um ambiente digital que promova crescimento econômico e bem-estar social em escala global.
O próximo encontro do G20 será em setembro, em Maceió (AL). A Cúpula de Líderes do G20 acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, contando com a participação de 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.
Sobre o G20
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia mundial e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas.
O G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia; além da União Africana e dos demais países que compõem a União Europeia.
O fórum representa aproximadamente 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e mais de 75% do comércio mundial sendo direcionado às grandes questões econômicas internacionais e possuindo grande relevância na arquitetura e governança mundiais.
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).