Diretor da UFMA e ex-reitor do IEMA mostra que cidade administrada por Lahesio Bonfim não é um paraíso; confira os dados

O professor Jhonatan Almada fez um raio-x da cidade de São Pedro dos Crentes, até poucos dias administrada pelo agora pré-candidato a governador Lahesio Bonfim.

“Podemos imaginar que sua gestão lá justificaria tal projeção política. O município se tornou uma terra da promissão após sua gestão?”, questiona.

Diretor de Graduação da Ufma, ex-reitor do Iema e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada mostra com dados que a cidade de São Pedro dos Crentes não é esse paraíso todo. “Como tal descalabro pode projetar alguém para se candidatar ao Governo do Maranhão? Desinformação, distorções e fake news é o que podem explicar”, afirma.

Confira a seguir.

1. O município como praticamente todos do Maranhão, depende das transferências externas para sobreviver, cerca de 95,1% das receitas são externas (IBGE, 2015).

2. Dentre os seus 4.700 habitantes, somente 441 estão empregados (formal e informal) e 50,8% da população vive com meio salário mínimo por mês (IBGE, 2019, 2010). 3.878 pessoas estão em situação de pobreza, sendo que 2.524 estão em extrema pobreza e dependem do Bolsa Família.

3. Somente 0,8% das vias públicas são urbanizadas e 99,7% da população não tem acesso a esgotamento sanitário (IBGE, 2010).

4. O município de São Pedro dos Crentes é recordista em internações por diarreia, ocupa o 11º lugar dentre os 217 municípios do Maranhão e o 23º lugar dentre os 5.570 municípios do Brasil (IBGE, 2016).

5. E a educação, não tem o melhor IDEB? O município de São Pedro dos Crentes só possui 5 escolas de responsabilidade municipal, vamos aos seus números:

5.1 Cerca de 82% das crianças de São Pedro dos Crentes concluem o ensino fundamental sem saber Matemática e 66% sem saber Português. A escola municipal não sabe ensinar.

5.2 Nenhum das 5 escolas municipais de São Pedro dos Crentes possui Biblioteca ou Laboratório de Ciências. É uma escola pobre para os pobres.

5.3 Cerca de 40% das escolas dependem de água de cacimba ou de poço para garantir o abastecimento da comunidade escolar.

7. Espero que este fio contribua para o debate público e ajude nossa cidadania a errar menos nas eleições de 2022.

9 pensou em “Diretor da UFMA e ex-reitor do IEMA mostra que cidade administrada por Lahesio Bonfim não é um paraíso; confira os dados

  1. LAHESIO BONFIM É SERVIDOR DO IFMA, OPTOU EM RECEBER O SALARIO PELO IFMA E NÃO COMO PREFEITO, POIS ELE TEM QUE OPTAR, SEGUNDO A LEI 8112/90, ELE MENTIU COM A CARA LIMPA DIZENDO QUE DOAVA O SALARIO DE PREFEITO PARA UMA INSTITUIÇÃO.

  2. Esse professor Jhonatan Almada é um esquerdista. Só isso já explica todo esse “estudo” dele. Quer manter as coisas como estão.

    Lahesio Bonfim tá incomodando mesmo os esquerdopatas.

  3. Porque esse esquerdista desse professor não mostra a realidade da pobreza aumentada no MA durante a gestão do Dino, hein?

    Esquerda NUNCA MAIS!

  4. O nível de linguagem de certas pessoas mostram porque tem apego pelo Bolsonaro. Aliás, o nível rude, vulgar confirma a péssima análise que faz de um documento, cuja fonte é o IBGE. Se o profissional se refere a fontes é preciso saber se a fonte está errada ou se ele inventou. Bolsonaro, por exemplo, inventa, mente e seus seguidores o acompanha. Ele, por exemplo, nunca mostrou uma fonte sequer de violação e fraude das urnas eletrônicas, mas os seguidores acreditam.
    Bolsonaro é a projeção daquilo que jamais poderia ter galgado o cargo de presidente. Assim como centenas de milhares de agentes públicos dos outros poderes.

Deixe uma resposta