Flávio Dino afirma que o Brasil precisa combater as desigualdades e investir em ciência e tecnologia

O governador Flávio Dino foi entrevistado nesta quarta-feira (26) pela jornalista Eliane Trindade, da Folha de São Paulo, no encerramento da segunda edição do Festival ODS, evento digital gratuito que aconteceu entre os dias 25 e 26 de junho, com uma programação que estimula o diálogo e a reflexão sobre sustentabilidade, novas formas de trabalho e recuperação econômica inclusiva.

Com o tema da entrevista “Como promover a recuperação inclusiva a partir de Estados e municípios?”, o governador do Maranhão defendeu que só é possível discutir o pós-pandemia tratando dos problemas presentes.

“Eu faço questão de sublinhar, embora seja algo evidente, que o principal desafio nosso é encontrar uma estratégia brasileira eficaz para o enfrentamento da pandemia, que vai ganhando contornos da maior tragédia da história brasileira”, afirmou.

Flavio Dino destacou também é necessário reconhecer e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo ele, “como grande vitorioso até o momento” no combate à pandemia.

“Se não houvesse o papel do estados e municípios a estas alturas, por conta dos desacertos e desatinos federais, nós teríamos o dobro de mortes talvez, infelizmente. Como pontos a corrigir, eu destacaria a temática das desigualdades regionais, uma vez que nós vimos muitos vazios assistenciais no nosso país, por exemplo, na Amazônia brasileira e é também a temática da dependência tecnológica do Brasil”.

Para o governador, o drama das vacinas em território nacional gira em torno da questão de nós não fabricarmos o imunizante. “Embora tenhamos um parque industrial, empresarial, instituições, universidades, apto abstratamente a isso, não temos, num país de 212 milhões de brasileiros e brasileiras, essa autonomia. Então, para o pós-pandemia, como pontos a corrigir, eu destacaria isso, combater as desigualdades e investir em ciência e tecnologia”, afirmou.

Entre os entrevistados do Festival ODS estiveram também personalidades como o deputado federal Rodrigo Maia e a empresária Luiza Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

Confia no link o último dia do evento. A entrevista completa com o governador Flávio Dino está no final do vídeo: https://youtu.be/3C6IOrxQtRc

Deixe uma resposta