Para ver Fernanda, Sarney volta à ABL depois de muito tempo

Depois de muitos anos sem pisar na Academia Brasileira de Letras, José Sarney arranjou um motivo especial para desembarcar no Rio de Janeiro logo mais.

Sarney vai participar da posse de Fernanda Montenegro hoje à noite na ABL.

Quando criou o Ministério da Cultura, em 1985, Sarney convidou Fernanda a ocupar o posto. A atriz recusou com essas palavras:

“Como cidadã sempre fiz do meu ofício um instrumento de participação política.Como artista fiz a minha participação política dentro do meu ofício, fora de filiação partidária, pois compreendo que o palco é, definitivamente, o espaço mais livre que o homem jamais criou. Se olharmos os palcos de um país, saberemos exatamente que país é esse.(…) Diante da sondagem que me foi feita, repasso minha vida e, felizmente ou infelizmente, compreendo que o meu amor profundo para com o exercício do Teatro ainda não foi esgotado. Ao contrário: está mais vivo do que nunca. Deixando agora o Teatro, a sensação que eu teria seria a de uma vida inacabada. Creio firmemente que cada cidadão deva exercer sua arte ou seu trabalho em conformidade com a sua vocação. Estaria sendo leviana se, pensando desse modo, agisse de outro. Não é fácil dizer não. Não vejo que seja mais fácil decidir pelo Teatro. Ou mais seguro. O Teatro nunca foi fácil ou seguro. Mas é o meu lugar. (…)” (O Globo)

Deixe uma resposta